Uma grande penalidade que deixou muitas dúvidas, marcada a cinco minutos do final da partida, permitiu ao Paraguai bater a Costa Rica (1-0) no primeiro jogo do Grupo C da Taça América, que está a decorrer no Peru.
A Costa Rica entrou melhor no jogo e exerceu muita pressão sobre a equipa de Carlos Gamarra e Carlos Paredes, dois jogadores que já alinharam na Superliga, com as camisolas do Benfica e do F.C. Porto, respectivamente. Sequeira e Gómez contaram com soberanas oportunidades para abrir o marcador, mas o guarda-redes Barreto revelou-se intransponível.
O Paraguai só reagiu no segundo tempo, mas também não conseguiu encontrar o melhor caminho para as redes de González. O jogo tornou-se feio, com muitas faltas e os jogadores a acusarem muitos problemas físicos e a obrigarem as equipas médicas a entrarem muitas vezes em campo para acudir a problemas musculares. Quando parecia que o resultado ia terminar num insonso 0-0, o árbitro assinalou uma grande penalidade que parece não ter existido. Julio dos Santos atirou a contar e conquistou os três primeiros pontos para o Paraguai.