O Peru vive estes dias em euforia, depois da sua selecção, que joga em casa na Taça América, ter conseguido arrebatar o segundo lugar do Grupo A e com isso apurar-se para os quartos de final. O Peru não tem habitualmente grande expressão nas competições internacionais de futebol, pelo que o feito alcançado por Paulo Autuori e seus jogadores deixou o país num estado de imensa alegria.
Como, aliás, as notícias tão bem documentam. Depois da primeira fase, o Peru vai jogar com a Argentina um lugar nas meias-finais, no próximo sábado, em Chiclayo. Ontem fez a viagem até esta cidade a 700 Kms a norte da capital Lima, mas ao chegar ao hotel onde vai permanecer acabou por se deparar com uma manifestação de centenas de pessoas que tornaram o cordão policial insuficiente, pelo que a comitiva teve que discretamente entrar por uma porta lateral.
Entre as várias manifestações com que as centenas de pessoas iam brindando os jogadores, contaram-se uma festa de recepção organizada pela Universidade local e uma logo humano com as cores da bandeira peruana.