A terceira ronda da Taça de Inglaterra não teve grande espaço para surpresas, mas algumas equipas do principal escalão do futebol inglês sentiram algumas dificuldades para vencerem adversários de menor dimensão. O Chelsea de José Mourinho, sem alguns dos habituais titulares foi um dos maiores exemplos, permitiu mesmo o empate do Huddersfield, da League One, depois do tento inaugural de Carlton Cole. Taylor-Fletcher marcou o golo da igualdade ao minuto 75, em Stamford Bridge, mas Gudjohnsen viria a carimbar a vitória dos «blues» pouco depois (2-1). Filipe Morais, português que alinha habitualmente pela equipa de reservas do Chelsea, assistiu ao encontro a partir do banco de suplentes, com Ricardo Carvalho no onze e Paulo Ferreira a entrar logo depois do golo do adversário.
Nos restantes encontros, destaque para Ricardo Vaz Tê, jovem avançado do Bolton, que foi titular e correspondeu com o terceiro golo da sua equipa frente ao Watford, fora de portas (0-3). Num duelo entre portugueses, Fangueiro foi suplente utilizado no Milwall (entrou ao minuto 83), equipa do segundo escalão que impôs uma igualdade ao primodivisionário Everton, de Nuno Valente, que alinhou durante todo o encontro (1-1). Este resultado obriga a novo encontro, que definirá quem segue para a próxima ronda.
As «meias surpresas» tiveram como protagonistas o Leeds United, o Reading e o Nuneaton, equipas dos escalões inferiores que obrigaram igualmente emblemas da primeira divisão, respectivamente o Wigan Athletic, o West Bromwich e o Middlesbrough, ao jogo de desempate, depois das igualdades a uma bola. Referência final para Azar Karadas, que entrou perto do final do encontro que redundou na vitória do Portsmouth no reduto do Ipswich Town (0-1).
Resultados da 3ª eliminatória da Taça de Inglaterra:
Hull-Aston Villa, 0-1
Arsenal-Cardiff City, 2-1
Wigan Athletic-Leeds United, 1-1
Barnsley-Walsall, 1-1
Blackburn-QPR, 3-0
Brighton-Coventry, 0-1
Chelsea, Huddersfield, 2-1
Cheltenham-Chester, 2-2
Crystal Palace-Northampton, 4-1
Derby County-Burnley, 2-1
Ipswich-Portsmouth, 0-1
Manchester City-Scunthorpe, 3-1
Millwall-Everton, 1-1
Newcastle-Mansfield, 1-0
Norwich City-West Ham, 1-2
Nuneaton-Middlesbrough, 1-1
Preston-Crewe Alexandra, 2-1
Sheffield United-Colchester, 1-2
Sheffield Wednesday-Charlton, 2-4
Southampton-Milton Keynes Dons, 4-3
Stockport-Brentford, 2-3
Stoke City-Tamworth, 0-0
Torquay United-Birmingham, 0-0
Watford-Bolton, 0-3
West Bromwich-Reading, 1-1
Wolverhampton-Plymouth, 1-0
Luton Town-Liverpool (mais tarde)