Com vitórias folgadas, Arsenal e Manchester City garantiram esta quarta-feira a passagem aos quartos-de-final da Taça de Inglaterra. No Emirates, o Arsenal pôs fim ao sonho do modesto Leyton Orient, rectificando o surpreendente empate (1-1) de há dez dias com uma goleada (5-0) que dá conta da diferença de valores entre as duas equipas.

Com várias baixas (Walcott, Fabregas e Van Persie), Arsène Wenger apresentou uma equipa de segunda linha, mas foi tranquilizado pelo golo madrugador de Chamakh. A partir daí, com espaços, o dinamarquês Bentdner foi o protagonista da noite, assinando um hat-trick antes de Clichy fechar a contagem.

Com esta vitória, o Arsenal ganha direito a medir forças com o Manchester United, no jogo de maior cartaz dos quartos-de-final, que vai deixar pelo caminho um dos maiores favoritos à vitória na competição e os dois principais candidatos ao triunfo na Premier League.

Por sua vez, o Manchester City impôs-se claramente em casa ao Aston Villa (3-0), que confirmou as tradicionais dificuldades em eliminatórias de Taça contra equipas do primeiro escalão (dez derrotas e apenas três vitórias nos últimos 13 embates). Touré e Balotelli praticamente fecharam a eliminatória com golos na primeira meia hora, e a supremacia dos homens de Mancini foi confirmada com um golo do espanhol David Silva, a 20 minutos do fim. Os «citizens» têm, em princípio, a tarefa mais facilitada nos quartos-de-final, tendo pela frente o secundário Reading, que na terça-feira afastou sensacionalmente o Everton em Goodison Park.

Quadro dos quartos-de-final da Taça de Inglaterra:

Stoke City-West Ham

Man. City-Reading

Birmingham-Bolton

Man. United-Arsenal