Imperou a lei do mais forte no Rio Ave - Estrela de Vendas Novas, com a equipa da I Liga a aplicar uma derrota por 4-1, à formação alentejana, que milita na III divisão nacional.

Ainda assim, os pupilos de Carlos Brito só conseguiram esbater as reais diferenças de valor entre os dois conjuntos na segunda parte do encontro, altura em que o Estrela não escondeu debilidades físicas, sucumbindo perante a maior experiência dos nortenhos.

Mas foi uma agradável surpresa a forma como a turma Alentejo entrou na partida, com um futebol desinibido que, desde cedo, precipitou uma toada de equilíbrio.

É certo que o Rio Ave assumiu uma postura mais ofensiva, mas, quase sempre, inconsequente, dado o bom posicionamento do Estrela, que apenas permitiu aos vila-condenses acercar-se da baliza de Diogo Freire através de lances de bola parada.

Com a equipa da casa adiantada no terreno, o Estrela mostrou atrevimento, e Jair, num par de ocasiões, esteve muito próximo de gelar os Arcos.

No entanto, a inexperiência do Estrela acabou por vir ao de cima, a dois minutos do intervalo. Lance confuso na área dos visitantes, com Cissé a travar infantilmente um adversário, e Bruno Paixão a assinalar grande penalidade

Bruno Gama encarregou-se da cobrança do castigo, e deu laivos de injustiça à vantagem dos nortenhos ao intervalo, pela forma aguerrida como a turma da III divisão discutiu até então a contenda.

O tento da vantagem acabou por moralizar os anfitriões no reatamento, não surpreendendo a maior desenvoltura dos locais, que resultou no 2-0, apontando por Braga, aos 56 minutos.

Ainda assim, o Estrela assumia-se como um osso duro de roer para os vila-condenses, conseguindo, pouco depois, reduzir para 2-1 e relançar o desafio, com um golo, de belo efeito, de Fábio.

Nas bancadas dos Arcos, foram audíveis os suspiros, mas nesta fase da partida faltavam as pernas aos jogadores alentejanos, que já não tiveram fôlego para muito mais.

Disso se aproveitou o Rio Ave, que com maior experiência resolveu a eliminatória com os golos de Sidnei, de grande penalidade, e Yazalde, já ao cair do pano.

Com este triunfo o Rio Ave cumpriu um duplo objectivo: conquistar a primeira vitória da temporada e passagem para a próxima fase da prova rainha do futebol português.

FICHA DE JOGO:

Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)

Rio Ave: Trigueira, Zé Gomes, Gaspar, Jeferson, Tiago Pinto, Wires, Tarantini, Braga (Yazalde, 74), Bruno Gama (Sindei, 65), Cícero e Mendes (Fábio Felício, 82)

Estrela Vendas Novas: Diogo Freire, Sidibé, Miguel Pimenta, Marco Fadista, Rui Évora (Fábio, 46), Jair, Portela, Cissé, Bruno Mendes (José Ribeiro, 46), Ricardo Ramos e Raul (Paulo Mendes, 72)

Acção disciplinar: cartão amarelo para Cissé (43), José Ribeiro (73), Marco Fadista (77), Ricardo Ramos (83)

Golos: Bruno Gama (44 g.p.), Braga (54), Fábio (68), Sidnei (78 g.p.), Yazalde (88)