O V. Guimarães assumiu o favoritismo e carimbou o passporte para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. No entanto, o jogo frente ao U. Lamas não foi um passeio pelo parque. O U.Lamas foi um adversário digno e trabalhador e traduziu-o no 4-2 que se registou no final.
O V. Guimarães entrou em campo com, praticamente, a sua equipa principal, sinal de que Manuel Cajuda não queria o pesadelo de Mafra se repetisse. O U.Lamas até entrou atrevido, mas o Vitória rapidamente assumiu o seu estatuto de favorito. Logo aos três minutos, Roberto podia ter marcado o primeiro golo do jogo, mas o brasileiro desperdiçou. De resto, o avançado esteve em destaque pelas três oportunidades que desperdiçou, sobretudo por uma, aos 43 minutos, em que estava isolado só com o guardião Saúl pela frente. Mesmo assim Roberto enviou a bola por cima.
A equipa vimaranense controlou claramente o jogo. E sempre que impunha um ritmo mais agressivo conseguia causar tumulto na área do U. Lamas. Ainda assim, o V.Guimarães foi incapaz de manter um ritmo vivo durante os 90 minutos. E sempre que a equipa recuava, o U. Lamas crescia e foi nesses que conquistou os dois tentos.
O jogo do V. Guimarães assentou sobre as alas, onde os laterais muito ofensivos, Andrezinho e Luciano Amaral, incutiam muita velocidade. Os golos e todas as jogadas de perigo surgiram dos flancos, quer no direito, quer no esquerdo. Contam-se pelos dedos as oportunidades criadas pelo miolo.
O U.Lamas consentiu e entregou o domínio de jogo aos vimaranenses. O actual quarto classificado da III Divisão Nacional ¿ Série C, foi a Guimarães jogar no contra-atque e no jogo directo. Na primeira parte, o U.Lamas foi incapaz de incomodar verdadeiramente Nilson. Mas na segunda, Leonardo e Káká conseguiram desfeitear o guarda-redes vimaranense. A defesa da Cidade Berço não fica isenta de culpas, sobretudo no primeiro golo, em que o central Gregory perde a bola infantilmente. Na equipa do U.Lamas destaca-se a exibição do guarda-redes Saúl, que evitou que o V. Guimarães chegasse mais cedo à vantagem.
Enquanto que Roberto só marcou após três tentativas, Douglas teve uma eficácia bastante mais apurada. Nas duas únicas oportunidades de golo que dispôs, o ponta-de-lança concretizou as duas.
Destaque ainda para os regresso de Marquinho e Luís Filipe que tiveram um papel preponderante no jogo vimaranense. Marquinho voltou a marcar ao serviço do Vit. Guimarães, enquanto que Luís Filipe ofereceu um golo a Douglas, após um bom trabalho pelo lado direito.
Ficha do Jogo
Estádio D. Afonso Henriques, Guimarães
Árbitro: Paulo Costa
Assistentes: Bertino Miranda e João Santos
Quarto árbitro: Pedro Estela
Vit.Guimarães: Nilson; Andrézinho, Gregory, Danilo, Luciano Amaral; Flávio, João Alves, Desmarets (Marquinho, 57m); Fajardo (Luís Filipe, 67m), Douglas, Roberto
Suplentes: Nuno Santos, Wénio, Moreno, Luís Filipe, Tiago, Momha, Marquinho
Treinador: Manuel Cajuda
U.Lamas: Saul, Daniel, Fábio, António, Ivo, Filipe, Paulo Sérgio (Fredy, 7min), Jonathan, Pedro Sá (Tiago, 77m), Leonardo, Fabry (Káká, 52m)
Suplentes: Fábio Pinhel, André, Amilcar, Káká, Fredy, Zé Paulo, Tiago
Treinador: Luís Pinto
Marcadores: 1-0, Roberto (49m), 1-1 Leonardo (59m), 2-1, por Douglas (63), 3-1 por Douglas (79m), 4-1 por Marquinho (82m) e 4-2 por Káká (87m)
Discplina: cartão amarelo a Ivo (38 e 47m)