A FIFA anunciou esta terça-feira ter descoberto uma peça perdida da Taça do Mundo original. Trata-se de um fragmento da base da Taça Jules Rimet, que pertence ao Brasil, e que foi encontrado por um funcionário num armazém da sede da FIFA.
 
O pedaço tem apenas 10 centímetros, é formado por uma pedra semi-preciosa, e tem os nomes das seleções que foram bicampeãs do mundo nos primeiros quatro Mundiais: Uruguai (1930 e 1950) e Itália (1934 e 1938). Depois de 1954, a base foi modificada para incluir as outras campeãs.
 
A taça passou a pertencer ao Brasil, que foi o primeiro país a conquistar o tricampeonato mundial, em 1970. De acordo com David Ausseil, diretor do novo museu da FIFA, a base estava perdida desde que o troféu foi roubado em 1983, mas foi encontrada em dezembro numa cave da sede da própria FIFA.
 
«Acho que, desde o próprio Jules Rimet, nenhum presidente a viu. Pensávamos que estava perdida no Brasil. É como encontrar uma múmia egípcia», disse Ausseil em declarações à Associated Press.

Esta será uma das peças em destaque no museu da FIFA, que está a ser construído em Zurique e que deverá abrir as portas em março de 2016.