*por José Carlos Leitão

A equipa da Vila das Aves, ainda tremeu, mas um auto-golo de Júnior já perto do final da partida, permitiu que a equipa de Lito Vidigal seguisse em frente na eliminatória.

Frente a uma equipa dos distritais, os avenses entraram melhor, mas com o passar dos minutos o equilíbrio fez-se notar.

Os primeiros 15 minutos da partida foram inteiramente dominados pela equipa forasteira, mas sem qualquer lance digno de registo perto da baliza. Por sua vez, o SC Vila Real, como se esperava, mais recuado no terreno e com as linhas muito próximas, foi fechando os caminhos da baliza ao adversário. Perto da meia hora de jogo, só uma defesa espetacular de Andrey evitou que o cabeceamento de Derley não se tornasse o primeiro golo da partida.

Até ao intervalo, o Vila Real foi aproveitando as facilidades do adversário, Cláudio Mateus com espaço na esquerda, tentou servir Adebayo e valeu Diego Galo a cortar para canto.

VEJA O FILME DO JOGO

No segundo tempo, e aproveitando alguma passividade do adversário, o Vila Real foi mais atrevido no ataque, chegando mais vezes à baliza. Ao minuto 49, Cláudio Mateus viu bem a desmarcação de Tanko, mas valeu desta vez Lenho no sitio certo a cortar.

Aos 56 minutos, em contra ataque puro, com Tanko a desmarcar-se e Nelson Lenho a cometer falta, quando estava em sitio privilegiado para alvejar a baliza de Quim.

O técnico Lito Vidigal, em estreia, fez entrar Paulo Machado e o meio campo do Aves melhorou e foi novamente crescendo na partida.

Andrey voltou a brilhar entre os postes. O guardião vila-realense teve uma tarde quase de sonho. Defendeu primeiro remate de Lenho e na recarga Vítor Gomes também não conseguiu desfeiteá-lo.

Quando faltavam 5 minutos para o final do tempo regulamentar, o Desp. Aves conseguiu marcar. Cabeçada de Derley, com a bola a bater em Júnior e a “trair” Andrey.

O Vila Real apostou tudo nos minutos finais, no entanto, a equipa do Aves muito experiente foi gerindo o resultado até final.

Estreia feliz de Lito Vidigal no comando técnico do Desp. Aves com o apuramento para a 4ª eliminatória da Taça de Portugal

FICHA DE JOGO

Estádio Monte da Forca em Vila Real

Árbitro: Rui Oliveira  - AF Braga

SC Vila Real: Andrey, Telmo (Okolie 88), Fred Coelho, Sunday, Júnior, Nonso, Kenny, Adebayo, Mateus, Tanko e Taosiq;
Técnico: Nuno Pinto

Desportivo das Aves – Quim, Washington (Paulo Machado 60´), Pedrinho, Nelson Lenho, Amilton (Arango 90´), Ponck, Gauld (Gonçalo Santos 85´), Vitor Gomes, Derley, Diego Galo e Salvador Agra
Técnico: Lito Vidigal

Disciplina:
Cartão amarelo a Adebayo(36):Kenny (45+1);Vitor Gomes(80);

Golos: Autogolo Junior (85´)

Ao intervalo – 0-0