* por Nuno Dantas.

O Santa Maria, clube do Campeonato Nacional de Seniores, está nos oitavos-de-final da Taça de Portugal depois de eliminar o Santa Eulália, também do CNS. O clube barcelense teve de suar muito e puxar do estatuto de «tomba-gigantes» para eliminar a formação de Vizela.

Esteve a perder por 1-0 e, ainda no primeiro tempo, ficou a jogar com menos um elemento, por expulsão de Mouanda. Contudo, na segunda parte a equipa de Galegos mostrou porque tinha eliminado, na ronda anterior, a Académica de Coimbra. Arriscou e saiu premiada a dois minutos do fim, com David a vestir a capa de super-herói, colocando o emblema da terra onde nasceu o Galo de Barcelos pela primeira vez nos oitavos de final desta competição. Agora, venha um grande, é o desejo dos barcelenses.
 
Mas nem tudo foram rosas para os da casa. Depois de um início equilibrado, os forasteiros foram-se soltando e começaram a assumir as despesas do jogo. Mais fortes sobre a bola e sobre o adversário, com maior qualidade no passe, começaram a rondar a baliza dos locais.
 
Por isso, foi com alguma naturalidade que surgiu o golo. Numa bela jogada coletiva, Carlitos inaugurou o marcador. O Santa Maria acusou o golo e ficou intranquilo. Começou a errar muitos passes, a não conseguir sair com qualidade para o ataque, permitindo ao Santa Eulália controlar a partida.
 
A vida corria mal aos comandados de Nuno Sousa. Para piorar, Mouanda levou dois cartões amarelos no espaço de dez minutos, deixando a turma anfitriã a jogar com menos um elemento.
 
Mas o intervalo fez bem à turma local. O Santa Maria entrou melhor organizado e a fazer bem aquilo que fez contra a Académica. Boa circulação de bola, pressão alta e velocidade no ataque. O perigo começou a rondar a baliza dos visitantes. Mas lá morava Espinha que ia parando (quase) tudo o que havia para parar.
 
Na reta final, Nuno Sousa arriscou tudo. Tirou um defesa central, passando a jogar apenas com três homens no setor defensivo, e reforçou o meio-campo. E foi premiado dois minutos depois. Acabado de entrar, Youcef inventou a jogada que Goba finalizou. De seguida, voltou a reequilibrar a equipa, fazendo regressar um central ao eixo da defesa. Perto do fim, Veiga acertou com estrondo na barra da baliza de Espinha e, no minuto seguinte, David fazia o golo que fez soltar os foguetes em Galegos Santa Maria.