Está encontrado o tomba-gigantes da Taça de Portugal 2010/11: o Merelinense. Independentemente do que conseguir fazer o Pinhalnovense no Dragão, a formação do distrito de Braga já garantiu um lugar na galeria de notáveis da prova ao eliminar o Varzim, na Póvoa do Varzim, e passar aos quartos-de-final.

O triunfo foi alcançado apenas a dois minutos do fim do jogo e depois do Merelinense ter estado durante um largo período em vantagem. A formação de Merelim adiantou-se no marcador ainda na primeira parte, com um golo do avançado Mokas (30 minutos). Foi em vantagem que a equipa saiu para o intervalo.

Na segunda parte o Varzim subiu no terreno, aumentou a pressão e chegou ao empate aos 70 minutos, com um golo de Tiago Carneiro, na marcação de um grande penalidade. O golo devolveu tudo ao início, mas nem por isso o Merelinense deixou de lutar pelo triunfo. Quando já se adivinhava prolongamento, chegou o triunfo.

O jovem Zé Manuel, formado no vizinho Sp. Braga, foi o herói da noite ao apontar o golo da vitória aos 88 minutos. O Merelinense segue assim para os quartos-de-final e alimenta o sonho. Depois do Rebordosa, do Monsanto, do Farense, do Carregado e do Varzim, segue-se o vizinho V. Guimarães nos quartos-de-final.