Precisamente quarenta anos depois de o homem ter pisado a lua pela primeira vez, a Google anunciou o lançamento da sua mais recente aplicação, o Google Moon. Trata-se de um atlas interactivo a três dimensões da Lua, disponível através do Google Earth 5.0, para assinalar o momento histórico ocorrido no dia 20 de Julho de 1969.

Através do Google Moon, os utilizadores podem explorar uma visita virtual da lua, acompanhar uma visita guiada com os astronautas Buzz Aldrin (Apollo 11), Jack Schmitt (Apollo 17), ver os desenvolvimentos dos projectos das equipas internacionais em competição no Google Lunar X-PRIZE, visualizar fotografias panorâmicas em alta resolução, assistir a vídeos inéditos da superfície lunar, entre muitas outras opções, anuncia a empresa em comunicado.

«Há 40 anos, dois seres humanos caminharam na Lua. A partir de hoje, com o Google Moon acessível através do Google Earth é possível a qualquer pessoa seguir os passos dos astronautas», refere Michael Weiss-Malik, responsável da Google por este projecto.

O Google Moon disponibiliza a qualquer utilizador informação sobre a Lua num contexto tridimensional único e é a mais recente ferramenta desenvolvida no âmbito do Space Act Agreement que envolve a Google e a NASA.

Entre as principais características estão a possibilidade visualizar imagens obtidas pela Apollo Metric Camera, Clementine e Lunar Orbiter , viajar no tempo e regressar às missões Apollo, deixar-se levar por uma visita guiada, percorrer mapas históricos ou descobrir equipamentos dos Estados Unidos, União Soviética, China e União Europeia, Japão e Índia

Para experimentar o Google Moon, basta abrir o Google Earth 5.0 e mudar o modo de «Earth» para «Moon» no topo da barra de ferramentas.