O subsecretário açoriano dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira, foi o primeiro cidadão a gravar um testemunho no quiosque multimédia que está, a partir desta terça-feira, instalado nos Açores para recolher sugestões sobre o futuro da Europa, informou a Lusa.

Além de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, o quiosque multimédia vai percorrer mais quatro cidades portuguesas (Beja, Évora, Lisboa e Santarém), num circuito que terminará a 24 de Maio e que se insere no ciclo de actividades para chamar a atenção para as eleições europeias em Junho.

Apelo ao voto

Sentado à frente de uma câmara de vídeo, o governante açoriano optou por evidenciar as oportunidades do arquipélago nas áreas da Energia, Ambiente e Investigação, não obstante da sua condição de região ultraperiférica.

Rodrigo Oliveira, que apelou ao voto dos açorianos nas eleições europeias, manifestou ainda a esperança que o Parlamento Europeu continue a defender «uma Europa justa, solidária e acima de tudo unida na sua diversidade».

O quiosque, em tons de azul-escuro, está equipado com dois computadores, três plasmas, uma câmara de vídeo e microfone destinados a gravar as sugestões dos cidadãos, que serão posteriormente reproduzidas em plasmas.

Até 20 de Abril, todos os cidadãos que estiverem em Ponta Delgada terão a possibilidade de se dirigir ao quiosque, instalado junto à fachada norte da Igreja da Matriz, para deixar sugestões e recolher mais informação sobre as eleições europeias, que em Portugal vão decorrer a 7 de Junho.

Sugestões sobre vários temas

As mensagens gravadas têm um tempo limite de 20 segundos e poderão versar, entre outros temas, sobre segurança, energia, crise financeira, migração e mobilidade.

Apesar da instalação despertar olhares curiosos junto de quem passa perto da Igreja da Matriz, certo é que depois da inauguração ainda ninguém ousou gravar um testemunho.

Em Portugal, este projecto está a ser desenvolvido pelo Gabinete do Parlamento Europeu, em parceria com a representação da Comissão Europeia em Portugal e Centro de Informação Europeia Jacques Delors.

Eleições Europeias

Para o representante do Gabinete da União Europeia em Portugal, António Sobrinho, 7 de Junho é um dia importante para todos os portugueses e restantes cidadãos europeus, já que poderão através do voto fazer ouvir a sua voz.

«Só com uma taxa de participação elevada (nas eleições europeias) se ganha o respeito junto das instâncias europeias», frisou António Sobrinho, lembrando que 60 por cento da legislação portuguesa resulta da transposição das normas europeias.

Além do quiosque multimédia, em Portugal vai existir instalações em 3D disponíveis no Funchal, Faro, Setúbal, Montijo, Lisboa e Portalegre com mensagens sobre as eleições europeias.

As eleições europeias vão decorrer nos 27 estados-membros entre 4 e 7 de Junho.