A Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) pretende introduzir o pagamento via telemóvel dos lugares de parqueamento de superfícies na capital.

As três maiores operadoras de telefones móveis nacionais apresentaram uma proposta conjunta ao concurso lançado pela EMEL tendo em vista o fornecimento de serviços de cobrança do estacionamento tarifado na via pública por meio de telemóvel, não estando definida nenhuma data para a entrada em funcionamento deste novo serviço.

A responsável de comunicação da empresa municipal afirmou à «Lusa» que o objectivo é «oferecer aos utentes outros meios de pagamento do estacionamento de superfície», além das tradicionais moedas e títulos pré-comprados, facilitando deste modo «a vida aos utentes».

Os utilizadores terão de se registar previamente no serviço (TeleMultibanco), e após validarem as matrículas dos veículos, enviam um SMS ou efectuam uma chamada telefónica, onde indicam a zona de estacionamento e o tempo de permanência.

O futuro sistema a instalar na cidade de Lisboa prevê serviços informação e gestão, bem como de apoio à fiscalização dos lugares de parqueamento na via pública, de acordo com os requisitos solicitados pela EMEL.

Assim o utilizador terá uma «flexibilidade tarifária», paga ao minuto, o que implica um «check in e check out» para o cliente de forma a pagar só o tempo de estacionamento que utiliza.

A empresa concessionária do estacionamento de Lisboa pretende que as operações de pagamento possuam «Fiabilidade, Segurança, Confidencialidade e Privacidade», indicando o tempo máximo de 20 segundos para a conclusão de operação do pagamento.

O pagamento será aberto a todos os utilizadores de telemóvel, incluindo os estrangeiros que venham a Portugal e tenham o serviço de roaming activo.

Todo o sistema tem por base tecnologia existente, sendo apenas necessário alguns desenvolvimentos específicos para a conclusão das operações.

Para os utilizadores basta um qualquer telemóvel do sistema GSM, com a capacidade de envio e recepção de mensagens.