Os assinantes do Serviço Telefónico Móvel (STM) realizaram 1,8 mil milhões de chamadas no 4º trimestre do ano, o que representa uma subida de 4,6 por cento face a igual período de 2006 mas uma descida de 1,1% em relação ao trimestre anterior, revela o estudo divulgado esta segunda-feira pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Já mesmo período, o número de chamadas recebidas na rede móvel foi cerca de 1,82 mil milhões, valor que representa acréscimos de 0,1% face ao trimestre anterior e de 4,6% em relação ao trimestre homólogo do ano anterior.

As chamadas originadas nas redes móveis e terminadas em redes internacionais registaram uma quebra acentuada face ao trimestre anterior (menos 30,1%). As chamadas originadas em redes internacionais e terminadas em redes móveis tiveram um comportamento semelhante. «Recorda-se que a evolução deste tipo de tráfego é afectada por factores sazonais, verificando-se um pico de tráfego durante o 3.º trimestre de cada ano», alerta o mesmo.

Também as chamadas móvel-fixo registaram um decréscimo de 6,7%face ao trimestre anterior e de 4,5%, face ao mesmo trimestre do ano anterior.

Já as chamadas fixo-móvel apresentaram, no trimestre em análise, um acréscimo de 2,5% face ao trimestre anterior, mas um decréscimo face ao período homólogo (menos 1,9%).

Número de minutos superou os 3,5 mil milhões

O número de minutos de conversação originados nas redes móveis totalizou, no 4º trimestre do ano passado, mais de 3,5 mil milhões, registando um decréscimo de 1,7%, em relação ao trimestre anterior. Face ao mesmo trimestre do ano anterior, o número de minutos de conversação cresceu 9,2%.

Neste período, os assinantes do STM realizaram, em média, cerca de 45 chamadas mensais, sendo que 30 delas foram realizadas para a rede do operador de origem.

«O tempo médio de conversação por assinante abrandou neste trimestre, atingindo cerca 87 minutos por mês no 4º trimestre do ano (menos 5 minutos que no trimestre anterior). Os assinantes falam, em média, 60 minutos com assinantes da própria rede, 17 minutos com assinantes de outras redes móveis, 6 minutos com clientes da rede fixa e 4 minutos para destinos internacionais.

Aumento do nº de mensagens escritas enviadas

De acordo com o estudo da Anacom, voltou a registar-se um aumento do número de mensagens escritas enviadas, totalizando os 5,2 mil milhões de mensagens. Este valor representa um aumento de 2% face ao trimestre anterior e de 53,9% face ao trimestre homólogo do ano anterior.

«Este facto estará associado à adesão a tarifários específicos que têm vindo a surgir e que incluem um elevado número de mensagens grátis», adianta.

O mesmo relatório salienta ainda que o número médio de mensagens mensais por assinante apresentou um valor inferior ao do trimestre anterior. «De facto, apesar de ter sido divulgado pelos operadores o processamento de um grande volume de mensagens no período do Natal, o acréscimo face ao trimestre anterior foi de apenas 2%. Além disso, estima-se que o aumento do número de assinantes verificado seja parcialmente motivado pela aquisição de placas/modem para acesso à Internet em banda larga móvel, ofertas que não contribuem para o aumento do tráfego de mensagens escritas», conclui.