A TMN chegou ao fim do primeiro trimestre deste ano com 6,3 milhões de clientes, tendo acrescentando mais 103 mil novas adições, valor que compara com os 10 mil clientes para o negócio de voz móvel, obtido em igual período do ano passado.

Assim sendo, a base total de clientes cresceu 11,4% no trimestre, face ao período homólogo, para 6.365 mil, com as adições líquidas a ascenderem a 103 mil, em resultado do sucesso da campanha da Páscoa para as ofertas de serviços de voz e de dados, incluindo o forte arranque da banda larga móvel, informa a Portugal Telecom (PT).

Banda larga móvel é prioridade

A banda larga móvel continua a ser «uma prioridade da TMN no trimestre. Com o objectivo de aumentar a sua competitividade, a TMN aumentou a velocidade de acesso dos seus produtos de banda larga, mantendo os preços estáveis», acrescentam.

No entanto, o ARPU (a receita média mensal por cliente) obteve no período em análise uma quebra de 4%, face ao período homólogo, para 18,40 euros, «em resultado do forte crescimento da base de clientes, do aumento da taxa de penetração nos segmentos de baixo consumo do mercado, do acréscimo do número de utilizadores com múltiplos cartões SIM, e da redução dos preços de roaming».

Mas o crescimento do número médio de clientes mais do que recompensou o enfraquecimento do ARPU, permitindo o aumento de 5,9% das receitas de serviço.

As receitas operacionais aumentaram 7,1% nos primeiros três meses, face ao período homólogo, para 389 milhões de euros, suportadas pelo crescimento das receitas de serviço (mais 5,9%, que em igual período do ano passado), em resultado do acréscimo das receitas de dados, que aumentaram 40,9% no trimestre, e das vendas de equipamentos (mais 21,4%, face ao mesmo período de 2007).