Em alguns casos, os preços estão mais reduzidos em 60 por cento, revela um estudo realizado pelo grupo de Reguladores Europeus em colaboração com a Comissão Europeia.

O estudo revela que 200 milhões de consumidores europeus já pagam segundo a recente eurotarifa, ou seja, de preços não superiores a 0,49 euros por minuto, para chamadas feitas no estrangeiro, e não superiores a 0,24 euros para chamadas recebidas no estrangeiro, valores estes sem IVA.

Neste sentido, os operadores móveis cumpriram a obrigação de disponibilizar os novos tarifários a todos os clientes roaming a partir de 30 de Julho.

Até ao fim do ano, a CE e os Reguladores Europeus deverão executar em conjunto a fase de monitorização da aplicação do Regulamento. Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), a partir de 30 de Setembro, «os clientes devem receber informações sobre os preços, sempre que cruzem uma fronteira na UE».

Este mês, os Reguladores Europeus vão iniciar a recolha de dados para apresentar o primeiro relatório completo em Dezembro. Está também em preparação um estudo a apresentar ao Parlamento Europeu no final de 2008 sobre os efeitos da introdução da eurotarifa na concorrência e nos preços das chamadas nacionais e sobre a evolução dos preços dos serviços SMS e de transmissão de dados em «roaming».