Estava a pensar ir à praia? Aconselhamos a trocar o guarda-sol por um guarda-chuva, pelo menos, no norte de Portugal. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta segunda-feira de três para seis os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação persistente que, por vezes, até pode ser forte.

Além do Porto, Viana do Castelo e Braga, que já estavam sob aviso amarelo, o IPMA emitiu agora num novo comunicado com avisos de precipitação para os distritos de Viseu, Vila Real e Aveiro, para esta segunda-feira, entre as 15h00 e as 21h00.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva no Norte e Centro, que poderá ser por vezes forte, em especial no Minho e Douro Litoral, a partir da tarde, vento fraco a moderado, sendo forte nas terras altas, e pequena subida da temperatura mínima.

As temperaturas mínimas vão, assim, oscilar entre os 11 graus (na Guarda) e os 17 (em Faro), enquanto as máximas vão variar entre os 19 graus (em Viana do Castelo) e os 29 (em Beja).