Teófilo Gutierrez é o nome que se fala no mercado relacionado com o F.C. Porto. O avançado colombiano foi ontem dado como próximo dos dragões pelo empresário. «A proposta mais séria é de Portugal e são valores incomportáveis para a Argentina», disse Efraín Pachon, admitindo trata-se do Porto.

Já esta quinta-feira, foi a vez do próprio Teófilo Gutierrez sair a público a manifestar vontade de dar um novo rumo à carreira. «Falei com Falcao na selecção colombiana e sei que ele recomendou o meu nome ao F.C. Porto. Oxalá a transferência se dê, porque ele seria um exemplo para mim», referiu.

Todas as notícias de F.C. Porto

O avançado diz de resto que está na hora de deixar o Racing. «Quero ir a outro clube grande, seja na Argentina ou na Europa. Há tantas equipas que querem os meus serviços que estou agradecido. É um desejo que sempre tive: que equipas como Boca e River, ou o Inter e o Porto, me quisessem.»

«É algo lindo que se interessem por mim na Europa. O Racing abriu-me as portas, Deus é grande, pude mostrar o meu futebol e deixar o nome da minha família e do meu país bem alto. Desfrutei cada momento na Argentina, foi uma experiencia muito bonita. Espero ir tão bem noutra equipa grande.»

Teófilo Gutierrez é de resto um avançado ao estilo de Lisandro Lopez, que pode jogar na frente de ataque sem ser um ponta-de-lança fixo. No entanto, afirma-se também como um goleador: em 33 jogos no Racing apontou 19 golos. Na selecção colombiana já fez cinco golos em quinze internacionalizações.

Nos últimos jogos tem até relegado Falcao para o banco, sempre que o seleccionador prefere jogar só com um ponta-de-lança (o que não é, aliás, a situação mais comum). Aos 26 anos conta com uma experiência na Europa, em 2010/11, ao serviço do Trabzonspor: 17 jogos e quatro golos apenas.

Trata-se de um avançado muito rápido e combativo, mas algo polémico. Sobretudo na Argentina, Teófilo Gutierrez tem estado envolvido em situações controversas, desde uma agressão a um árbitro até uma troca de agressões com colegas de equipa. É um jogador com nervo e emoções à flor da pele.

Veja o futebol de Teófilo Gutierrez:



Veja a troca de agressões com um colega:



Veja a agressão a um árbitro: