* com Bruno José Ferreira

Tomané fez o primeiro jogo como titular do V. Guimarães na Liga Portuguesa. O jovem avançado assinalou a ocasião especial com um golo, para além de uma grande penalidade conquistada. Exibição de sonho no reduto do Paços de Ferreira.

Os adeptos do Vitória já conhecem o nome. Aliás, António Manuel Fernandes Mendes fez a sua estreia no campeonato há três anos, pela mão de Manuel Machado. Mas foram apenas 24 minutos para lançar o futuro.

Seguiu-se um empréstimo ao Limianos e o regresso para a equipa B do clube vimaranense. Neste defeso, Rui Vitória decidiu apostar no avançado português. Foi titular na Supertaça, saíndo ao intervalo.

Nesta segunda-feira, já com 21 anos, surgiu finalmente a tempo inteiro, agora para o campeonato. Recebeu a notícia, agradeceu a entrada no onze e contribuiu para o divórcio entre Costinha e o Paços de Ferreira (1-3).

«Precisa de jogar mais»

Luiz Felipe conhece Tomané como ninguém. Treinou-o durante três épocas, duas ainda nos escalões de formação do V.Guimarães, nos dois anos de júnior do avançado natural de Fafe, e mais recentemente quando esteve no comando técnico da equipa B vimaranense. Não está impressionado com a estreia a marcar no campeonato, e garante que é claramente um avançado como há poucos em Portugal.

«O Tomané é um jogador possante, rápido, joga bem com os dois pés e com a cabeça, faz as três posições do ataque com grande potencial. É um jogador completo. Tem facilidade de remate com os dois pés e também cruza muito bem», refere Luiz Felipe ao Maisfutebol.

O técnico, que está neste momento a orientar Al-Arabi (Kuwait), viu a estreia a titular do seu antigo pupilo. Não deu para ficar impressionado: «Nada impressionado, foi meu jogador durante três anos e já o treinador Paulo Sérgio, que estava na equipa principal quando Tomané era ainda júnior, antevia para ele um grande futuro. Se tiver oportunidade com certeza vai conseguir se impor.»

O antigo treinador da equipa B do Vitória de Guimarães antevê um futuro risonho para o avançado, colocando a seleção principal de Portugal como cenário de médio prazo: «Será com certeza um jogador de primeira liga, poderá chegar no futuro à seleção A. Precisa de jogar mais, pois é um avançado com caraterísticas pouco habituais em Portugal.»

Quantos marcam na estreia como titulares na Liga?

Perante o feito de Tomané, o Maisfutebol quis perceber quantos jovens portugueses assinalam a estreia como titulares na Liga com um golo. Recuámos no tempo, fomos atrás dos sub-21 como o avançado do V. Guimarães e chegámos a uma conclusão: são poucos, mas a época passada foi excecional nesse capítulo.

O jogador de Fafe foi o primeiro a atingir o feito na presente temporada, à oitava jornada. Encontrámos apenas quatro jogadores com o mesmo registo desde 2008. Curiosamente, três deles na época anterior. 

Desde logo, Amido Baldé, também com a camisola do Vitória. Contratado ao Sporting, chegou ao clube minhoto em setembro e começou pelo banco de suplentes. Seis jogos nessa condição. À décima jornada da Liga 2012/13 entrou no onze e justificou. Um golo a garantir o empate tardio frente ao Beira Mar (2-2).

Em outubro de 2012, foi a vez de André Gomes. Jorge Jesus lança o jovem médio na visita ao Gil Vicente e este responde com um golo no triunfo por números convincentes (0-3).

Frederico Venâncio, por seu turno, esperou por abril de 2013. O filho de Pedro Venâncio fez um jogo como suplente utilizado antes de chegar ao onze. No Rio Ave-V. Setúbal, José Mota estreou o jovem central como titular e este precisou de apenas dois minutos para festejar. Porém, a formação sadina perdeu em Vila do Conde (2-1).

Na época 2011/12, Serginho foi o único jovem português a marcar na estreia como titular na Liga. Contratado pelo Beira Mar após o Mundial de sub-20, o médio fez vários jogos como suplente. À 25ª jornada, Ulisses Morais lança Serginho e este marca ao minuto 28. Vitória frente ao Feirense (1-3).

Há sinais de esperança para o futuro. Apresentamos os exemplos recentes e percebemos que escasseiam casos nas últimas cinco épocas. Nenhum com 21 anos ou menos, aliás, entre 2008 e 2011. O jogador português vai conquistando maior espaço na Liga.