O Gana, selecção treinada pelo português Mariano Barreto, empatou esta quinta-feira frente à Itália na primeira jornada do Grupo B do Torneio Olímpico de futebol. Os africanos foram de longe a melhor equipa em campo durante a primeira parte e complicaram as contas de um dos principais favoritos à medalha de ouro olímpica. Destaque para a exibição de Appiah, que curiosamente joga no calcio, na Juventus. O médio foi o autor do segundo golo do Gana, numa jogada em que mostrou todo o seu potencial: domínio de bola, drible e remate vitorioso a vinte metros da baliza.
Os transalpinos deram sempre a sensação de temerem o adversário, apostando num claro reforço do meio-campo (4x5x1), com Gilardino só na frente. O primeiro golo do adversário chegou aos 35 minutos, por intermédio de Pappoe, que correspondeu da melhor forma a um cruzamento da direita de Appiah. Com o 2-0 ao intervalo, temia-se o pior para a squadra azzurra, mas, apenas quatro minutos depois do reinício, Pinzi relançou o encontro, após cruzamento da esquerda de Moretti. A Itália começou a acreditar que podia chegar pelo menos ao empate e conseguiu-o, aos 78, numa excelente jogada de Gilardino. Del Nero lançou-lhe a bola, o avançado entrou na área, rematou contra Owu e ainda teve tempo de fazer a recarga para o 2-2.
No outro encontro do grupo, o Paraguai bateu o Japão por 4-3, fazendo diluir a má imagem deixada no particular frente a Portugal há escassas semanas.