A figura: Ramón Cardozo

Um Cardozo na Luz, um Cardozo no Bonfim, um não pediu licença para atirar no dérbi, o outro demorou a fazê-lo em Setúbal. O Tacuarita estava a lutar com a defesa dos minhotos, mas nunca arriscou quando teve um pouco de espaço para rematar. Ainda assim, mostrou de novo atributos, ao voar para um golo bonito, a terminar a primeira parte. Não foi o melhor jogo do paraguaio, claro que não. Até porque Cardozo desperdiçou na área noutras ocasiões. Ainda assim, o Vitória segue na Taça de Portugal por causa de um golo dele. Resumindo, foi decisivo, ainda que não tivesse sido brilhante.

O momento: minuto 45

Já havia 1-0, golo de Cohene, mas como esse resultado é sempre perigoso para qualquer equipa, independentemente das valias das que estão em campo, Cardozo tratou de colocar as diferenças num patamar inatingível pelo Santa Maria. O cruzamento de Rosado é ótimo, a finalização do paraguaio também.

Outros destaques

Ney Santos e Kiko

Um experiente, outro ainda novo, um na direita, outro na esquerda, mas dois laterais que subiram quase sempre com critério no terreno e desequilibraram a defesa contrária. Ney Santos preferiu usar as combinações com os colegas para atacar e cruzar, Kiko optou mais pelo transporte da bola. Ambos bem, como bem estiveram a defender, ainda que Ney estivesse melhor nesse aspeto que o colega do outro lado.

Diogo Rosado

Basta olhar para o campo que se percebe que é um jogador diferente de todos os outros no Vitória. Um está baliza, nove lutam como ninguém, e Rosado dá técnica e visão de jogo. No fundo, é um jogador distinto até pela pose. Peito para fora, mas não de músculo, antes de elegância e um pé esquerdo que procura sempre amaciar a bola. É certo que no Bonfim é por vezes incompreendido, porque enquanto os outros nove usam a força e a garra, ele prefere a habilidade. E não tem o mesmo fulgor que os companheiros. Mas é isso que o torna diferente e isso tornou-o importante frente ao Santa Maria. Foi ele que descobriu os principais caminhos para o ataque sadino no primeiro tempo, foi ele que colocou a bola redonda na cabeça de Ramón Cardozo, para o Tacuarita sentenciar a eliminatória. Saiu na segunda parte, quando voltou a ser aquele Rosado longe do jogo, sem bola.

Alex

Marcou um golaço no Bonfim e bem que pode metê-lo no youtube. Um golaço do meio da rua, daquele que foi o melhor do Santa Maria em campo. Não só pelo golo, atenção, mas por aquilo que emprestou à equipa. Boa visão de jogo e boa entrega a meio-campo.

Venú

Podia ter sido herói, mas saiu com duas oportunidades escandalosas de golo desperdiçadas. De resto, mostrou ser um jogador interessante numa equipa que atua no terceiro escalão português.