Dick Advocaat assume que Andrei Arshavin está de saída do Zenit. O jogador russo, que tem mostrado todo seu talento no euro 2008, já comunicou ao treinador holandês que quer jogar em Inglaterra ou Espanha.
«Compreendo que ele queira jogar na Europa. Acho que tem alguns clubes em mente, alguns em Inglaterra e outros em Espanha, porque são os únicos países onde gostaria de jogar», afirmou Advocaat, em declarações à BBC.
«Tivemos uma reunião e ele disse que era altura de mudar», prosseguiu o treinador, conformado com a situação: «Como treinador não gostamos de perder um dos nossos melhores jogadores, mas temos de ser realistas.»
Aos 27 anos, Arshavin foi a principal figura do Zenit na fantástica campanha da equipa russa até à conquista da Taça UEFA. Advocaat evita dizer em que campeonato Arshavin encaixaria melhor, mas aconselha o futuro treinador do criativo russo a dar-lhe liberdade em campo.
«Jogamos mais ou menos em 4x3x3 e os nossos jogadores da frente têm muita liberdade. Não sei se os outros treinadores lhe darão liberdade, mas tem que ser, se não é difícil aproveitá-lo. Precisa de liberdade para fazer o que é melhor para a equipa», defende Advocaat, que completa o retrato de Arshavin: «Trabalhei com ele durante dois anos e tem muito talento. Acabou de fazer 27 anos, é muito rápido, remata bem com os dois pés e, além de marcar, também assiste os outros jogadores.»