O Sporting participa este ano na XLII edição do Troféu Colombino, um torneio disputado em Huelva, organizado pelo Recreativo local. Os leões apenas entram em acção esta quarta-feira frente ao Sevilha.
O primeiro jogo do Sporting na prova vai ser o quinto encontro desta pré-época 2006/07 da equipa de Paulo Bento. Os leões ainda não foram batidos e venceram o Real Massamá (6-1), o Benfica (3-0), o D. Corunha (1-0) e empataram este sábado com o S. Braga (1-1).
O Troféu Colombino recebe o nome do navegador Cristóvão Colombo, também ele o patrono das festas de Huelva com o mesmo nome (Colombinas) e que se realizam nestes primeiros dias de Agosto.
A homenagem de Huelva ao navegador deve-se ao facto de ter sido o porto de Palos (de La Frontera), perto da cidade, o ponto de onde Colombo saiu, em 1492, com as suas naus rumo ao continente americano.
Nos dias de hoje, parte da festa Colombina é dedicada ao futebol e organizada pelo Recreativo de Huelva, esta época de regresso à principal divisão do futebol espanhol.
Este regresso é brindado no Colombino com a presença do Sporting e outro ilustre convidado: o Sevilha (do português Duda), vencedor da anterior edição do torneio e detentor da Taça UEFA. O quarto participante é o Bolton (de Ricardo Vaz Tê), que se estreia defrontando o anfitrião.
A edição deste ano do torneio conta assim com quatro participantes centenários, com os ingleses como o emblema mais antigo: Bolton (1874); Recreativo (1889); Sevilha (1905) e Sporting (1906).
Este é o programa do Trofeo Colombino (hora local, menos uma em Portugal):
8 de Agosto
Recreativo Huelva-Bolton, 22h00
9 de Agosto
Sevilha-Sporting, 22h00
10 de Agosto
Jogo para os 3º e 4º lugares, 19h00
Final, 22h00
Jogos disputados no estádio Nuevo Colombino de Huelva.