Está tudo pronto para o início da «era» Mourinho no Real Madrid. O treinador vai ser apresentado por Jorge Valdano, director para o futebol dos merengues, às 13h00 (12h00 em Portugal) numa das mais concorridas conferências de imprensa de sempre no que diz respeito a um treinador.

Cerca de meia centena de fotógrafos, mais de vinte câmaras de televisão e duzentos jornalistas (pelo menos é essa a capacidade máxima da sala de imprensa) aguardam pela chegada de «Mou», a forma simplificada a que os espanhóis reduziram o nome do treinador mais mediático do Mundo.

A expectativa é enorme, conhecendo a frontalidade de Mourinho que vai estar certamente disponível para comentar todos os assuntos relativos ao futuro do Real Madrid. O treinador já anunciou que pretende, pelo menos, quatro jogadores com características defensivas com a intenção de melhorar o ataque. Em Espanha fala-se na necessidade de reforçar, sobretudo, as alas, o ponto mais fraco dos merengues na última temporada.

O objectivo passa, naturalmente, pela conquista do «triplete», que inclui a liga espanhola, a Taça do Rei e, a maior ambição, a décima Taça dos Campeões que escapa aos merengues há oito anos. Em caso de sucesso, Mourinho volta a fazer história, destacando-se como o primeiro treinador a vencer a Liga dos Campeões por três clubes diferentes. Mas Mourinho tem mais «metas» para alcançar no Bernabéu. Se vencer a liga espanhola será também o primeiro treinador a somar títulos nas principais ligas europeias: Inglaterra, Itália e Espanha.

José Mourinho chegou à capital espanhola acompanhado pelos indefectíveis adjuntos, Silvino Louro e Rui Faria, mas o treinador, como já aconteceu no Chelsea e no Inter, pretende mais um, de preferência um antigo jogador do Real Madrid. Luís Figo, que na segunda-feira voltou a jogar no Bernabéu, num jogo de veteranos, poderá ser uma das possibilidades, uma vez que já trabalhou com Mourinho no Inter de Milão.

Esta e outras questões vão ter resposta dentro de instantes. A uma hora do início da conferência, a sala de imprensa do Real Madrid está praticamente cheia. Os fotógrafos vão tomando posição junto à bancada onde o Mourinho vai falar, os jornalistas ocupam os respectivos lugares e as câmaras procuram o melhor ângulo.