A zona central da defesa da U. Leiria sofreu duas baixas num curto espaço de tempo. Depois da chamada de Mamadou Tall pelo Burquina Faso para a CAN, foi agora a vez de outro central, Nuno Gomes, ficar afastado por um período «entre três a quatro semanas», de acordo com o médico do clube, José Martel.
Em causa, está uma artroscopia ao joelho direito, intervenção cirúrgica semelhante àquela a que foi submetido o sportinguista Liedson, que deverá afastar o defesa de 31 anos de qualquer competição praticamente por todo o mês de Janeiro.
Sem qualquer minuto de utilização pelos leirienses, o jogador contratado ao Varzim no início da época, foi apontado como um dos candidatos a deixar o plantel neste mercado de Inverno, mas o cenário pode agora mudar de figura, porque será difícil encontrar colocação para um atleta com um período de recuperação considerável pela frente.
Seja como for, a União parte para um mês de Janeiro muito preenchido (seis jogos oficiais) apenas com uma dupla de centrais - Bruno Miguel/Diego Gaúcho -, pelo que o recurso ao mercado se afigura como altamente provável. A solução mais rápida passaria, ainda assim, pela inscrição do jovem Hammes, que tem vindo a treinar com o plantel à espera de uma vaga.
Zahovaiko deve assinar esta terça-feira
O avançado estónio Zahovaiko deve assinar contrato nesta terça-feira depois do regresso da missão de prospecção ao Brasil do director desportivo da equipa, Rodolfo Vaz. «Quando chegar, amanhã, vou tratar disso», revelou o dirigente ao Maisfutebol, esclarecendo ainda que a duração do contrato, «por uma ou duas épocas e meia, ainda será alvo de acerto».
O jogador, todavia, só poderá ser inscrito quando for libertada uma vaga no plantel, já que o número regulamentar (27) foi preenchido. A hipótese mais viável passa pela cedência do avançado Alberto, que ainda não foi utilizado, ao Sp. Covilhã. O presidente do clube da Liga de Honra revelou, aliás, que conta ter o jogador integrado no plantel já nesta quarta-feira, para o encontro particular com a Naval.
Os leirienses regressaram esta segunda-feira aos treinos (duas sessões) depois das férias de Natal, para preparar o jogo com o Trofense, no próximo domingo, em encontro a contar para a Taça da Liga. Tal como era esperado, os cinco africanos convocados para a CAN (Panandetiguiri, Tall, Outtara, Stélvio e Kalaba) já não trabalharam com o plantel, assim como o mencionado Nuno Gomes. Carlão voltou ao treinos sem limitações.