Estranho caso o do médio Rafael Bittencourt, anunciado na passada segunda-feira pela U. Leiria, no seu site oficial, como último reforço do clube no mercado de Inverno. Razões para duvidar da contratação não haveria não fossem os relatos provenientes do outro lado do Atlântico.
Com uma insistência cada vez maior ao longo do dia, foram postas a circular notícias dando conta de que o jogador acabou por nunca sair do Brasil, treinou com a sua equipa, o Joinville, nos últimos dias, inclusive esta terça-feira (há fotos no site oficial do clube), porque não houve acordo para que saísse a custo zero.
«Eu tive a sondagem do União Leiria. Chegaram a enviar-me o contracto para eu assinar ontem de tarde [segunda-feira]. Mas eu não assinei nada. Fui conversar com o Nereu [gerente do Joinville] e ele não me libertou. Estou contente aqui. Voltei a jogar. Quero acertar tudo, para até quinta, não ter problema na hora de jogar», afirmou o próprio Bittencourt ao jornal A Notícia.
Confrontado com esta versão, o director desportivo da U. Leiria, Rodolfo Vaz, foi peremptório: «O jogador está cá e até já fez testes médicos.» Esses exames, segundo foi possível apurar, teriam ocorrido em Coimbra e também foi divulgado que o jogador poderia ter acompanhado a comitiva até Lisboa, para o jogo desta quarta-feira com o Benfica. Pelo menos esta última parte não aconteceu, como o Maisfutebol teve oportunidade de conferir.
Presidente do Joinville: «Não vamos libertar o jogador»
Para acabar com as últimas dúvidas, o Maisfutebol contactou, na noite desta terça-feira, o presidente do Joinville, Márcio Vogelsanger e, mais uma vez, a tese brasileira prevaleceu. «O Bittencourt está cá, jogou no último domingo, tem treinado com a equipa e, provavelmente, vai ser escalado para o próximo encontro, na quinta-feira», afirmou o dirigente.
O líder do Joinville confirmou uma abordagem em nome do emblema do Lis mas também deixou claro que não houve acordo: «Ele tem mais dois anos de contrato e não o libertámos, nem o vamos fazer. Temos um campeonato para disputar e não abriremos mão dele.»
Chegou a alguma conclusão? Se Sim, então só mais este pormenor: para baralhar ainda mais as coisas, a Liga deu conta, em comunicado, da lista de jogadores inscritos no dia 1 de Janeiro, data do fecho do mercado e... Rafael Bittencourt consta da relação como jogador da U. Leiria!
Duas versões antagónicas, quem falará a verdade? Decida o leitor...