À distância de um ponto, V. Guimarães (quarto classificado, com 29) e U. Leiria (quinta classificada, com 28) entram para o último terço do Campeonato em despique por um lugar na Liga Europa da próxima época. Levam vantagem os minhotos, mas os leirienses têm a seu favor o factor casa. Não que isso constitua, ultimamente, um trunfo para os comandados de Pedro Caixinha.

Registe-se e comente em tempo real no Maisfutebol!

Este ano, no Lis, ainda não se viram vitórias da União. O último triunfo intra-muros data de 4 de Dezembro (3-1, sobre o Sp. Braga). Aliás, em 2011, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa apenas se assistiu a derrotas, três consecutivas, diante de Benfica (0-3), Beira Mar (0-3) e Olhanense (0-2). Ao quarto assalto, conseguirá resistir o castelo de Leiria às tropas vindas da terra do Conquistador? Eis a questão que se impõe.

A equipa de Manuel Machado viu interrompida uma sequência positiva de duas vitórias e um empate no Estádio da Luz, saindo vergada por três bolas sem resposta, num jogo em que a goleada poderia ter sido mais volumosa. Os efeitos do pesado desaire serão aferidos esta sexta-feira à noite, diante de um adversário que chega de um resultado oposto.

Depois das vendas de Carlão e Silas, os leirienses voltaram finalmente aos triunfos, na Choupana, mas ainda lhes falta fazer o mesmo na condição de visitados. Pedro Caixinha assumiu já que a equipa está em transição, a tentar adaptar-se a novos jogadores, agora que deixou de ter duas importantes referências.

Para este jogo, o jovem técnico também não poderá contar com NGal, outro elemento preponderante, devido a lesão, mas voltou a chamar Paulo Sérgio, após castigo. Já o homólogo vimaranense, «perdeu» o esteio da defesa, Ricardo, transferido para a China, e substituiu o experiente central por Freire na lista de convocados.

Aliciante também para esta partida será a possibilidade de o vencedor ficar bem próximo do terceiro lugar, ocupado pelo Sporting, caso a equipa de Alvalade, que detém quatro pontos de vantagem sobre o V. Guimarães, não consiga ganhar o clássico frente ao Benfica.

Equipas prováveis:

U. LEIRIA: Gottardi; Hugo Gomes, Paulo Vinícius, Zé António e Patrick; Iturra; Marcos Paulo, Leandro Lima e Pateiro; João Silva e Fabrício.

Outros convocados: Mika, Bruno Miguel, Paulo Sérgio, Diogo Amado, Cepeda, Rúben Brígido, Cacá e Zahovaiko.

V. GUIMARÃES: Nilson; Alex, NDiaye, João Paulo e Bruno Teles; Renan; João Alves, Rui Miguel e João Ribeiro; Faouzi e Edgar.

Outros convocados: Douglas, Freire, Flávio Meireles, Cléber, João Pedro, Jorge Ribeiro, Targino e Toscano.