A UEFA decidiu avançar com um inquérito às declarações que José Mourinho produziu no final do jogo com o Barcelona da primeira mão da meia-final da Liga dos Campeões. O treinador português proferiu declarações polémicas, algumas das quais dirigidas ao órgão máximo do futebol europeu.

«Se digo o que penso, a minha carreira acaba hoje»

Além disso, também estão em aberto sanções ao Real Madrid, pelas expulsões de Pepe e do próprio Mou, e ao Barça, pela expulsão de Pinto ao intervalo. Debaixo da alçada disciplinar está ainda o clube merengue pelo arremesso de objectos para o interior do relvado no decorrer do jogo.

Barcelona reúne-se para analisar declarações de Mourinho

O inquérito a Mourinho tem por base o artigo 5 do Regulamento Disciplinar da Liga dos Campeões, que se refere aos «princípios de conduta» dos protagonistas da competição. Uma iniciativa independente do que o Barcelona vai decidir fazer depois da reunião da direcção que está marcada para a tarde desta quinta-feira para estudar as declarações do treinador do Real Madrid antes de avançar para uma queixa formal.

A UEFA antecipou-se a uma eventual queixa do clube catalão e o inquérito estará em cima da mesa na sexta-feira, 6 de Maio, dia em que está prevista uma reunião da Comissão de Controlo e Disciplina do órgão máximo do futebol europeu.