A UEFA anunciou neste domingo mudanças no formato da Liga Europa.

Na mesma nota na qual anunciou a criação de uma nova competição de clubes, o organismo que rege o futebol europeu revelou que a Liga Europa terá, pelo menos durante o triénio 2021-2024, o mesmo formato desta nova prova.

Quer isto dizer que a segunda competição de clubes mais importante da UEFA vai passar a ter apenas 32 equipas na fase de grupos (atualmente tem 48), mas não só: antes dos oitavos de final, haverá uma eliminatória adicional entre os terceiros classificados dos grupos da Liga dos Campeões e os segundos classificados da Liga Europa.

Os vencedores dessa eliminatória juntar-se-ão assim aos primeiros classificados de cada grupo e formarão em definitivo o quadro dos oitavos de final.

Recorde-se que atualmente, os terceiros classificados da Liga dos Campeões têm acesso direto aos 16 avos de final da Liga Europa, tal como os segundos classificados da própria Liga Europa.

De resto, a UEFA reitera no comunicado que «nenhuma alteração será feita no formato e na lista de acesso à Liga dos Campeões».