A UEFA decidiu testar a utilização de mais dois árbitros auxiliares ao habitual trio de arbitragem em próximos torneios jovens que vai organizar. Os novos assistentes serão os habitualmente chamados árbitros de baliza, que vão ter os lances na grande área como campo de acção.
Estes árbitros de baliza vão estar especialmente atentos na marcação de pontapés livre e de cantos, sendo também a alternativa aos dispositivos tecnológicos para confirmar que a bola atravessou a linha de golo, como o chip na bola.
FIFA preferiu chip no Mundial de Clubes
Algumas pessoas dizem que é melhor que eles fiquem atrás da baliza, outras que é melhor ficarem dentro da grande área para que coisas como os puxões e agarrões sejam devidamente sancionados», afirmou o porta-voz da UEFA, citado pela BBC.
Wiliam Gaillard acrescentou que, independentemente da sua localização, estes dois árbitros suplementares «serão exactamente como fiscais de linha, em comunicação com o árbitro via rádio» e que a UEFA já tem «a aprovação do International Board para conduzir estes testes».