No Relatório e Contas do primeiro semestre da temporada 2021/22, a SAD do Sporting explicou os termos do acordo com a Sampdoria para saldar uma dívida relacionada com a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United.

O clube italiano reclamava o pagamento de 5,5 milhões de euros sobre 10 por cento das mais-valia da transferência para o clube inglês. Os leões não concordam com os termos da dívida, mas avançaram para um acordo de forma a evitar a exclusão das provas europeias.

«Em 26 de Novembro de 2021, a Sporting SAD e a Unione Calcio Sampdoria assinaram um acordo (“Settlement agreement”) relacionado com a mais valia da venda de Bruno Fernandes ao Manchester United. Este acordo definiu um plano de pagamentos até Julho de 2022, mas previa uma extensão dos prazos de pagamento até Outubro 2023, caso a Sporting SAD e a Sampdoria conseguissem negociar com uma instituição de crédito a antecipação do valor a pagar à Sampdoria», explica a SAD do Sporting.

Segundo a sociedade anónima, a solução foi encontrada em janeiro: «Em 11 de Janeiro de 2022, a Sampdoria concluiu a operação de antecipação do risco Sporting declarando não ter nada mais a receber desta transacção, tendo a Sporting SAD comunicado tal evento à UEFA.»