Não é comum mas não é impossível. O Padre Antunes da paróquia de São Sebastião, e presidente do clube da freguesia figura nos nomes da lista A de candidatura à presidência da Assembleia Geral do Vitória de Guimarães. José Antunes já se move pelos vários relvados de Guimarães há mais de 30 anos e quer chegar ao maior clube da sua cidade.
«No caso de conseguirmos chegar à vitória nas eleições vou ter que passar o testemunho aqui no clube da freguesia a um dos quatro vice-presidentes do Serzedelo. Mas é por uma boa causa. Espero poder ter a oportunidade de criar o meu Barcelona aqui no berço da nação e elevar o Vitória a um nível superior». A ambição do Padre Antunes é grande, mas não é inspirada por palavras sacramentais: «Nunca rezei para conseguir o cargo no Vitória nem para que o Serzedelo jogue bem. Rezo apenas para que tudo corra da melhor forma no bonito espectáculo que é o futebol».
Um Padre Nosso no futebol vimaranense
Padre Antunes não esconde no entanto a sua fé ou a sua profissão a ninguém. «Já ouvi bocas do género vai para a igreja ou deixa-te de futebóis, mas no mundo desportivo é assim, estamos sempre sujeitos, ainda para mais sendo presidente de um clube e candidato à presidência da Assembleia Geral do Vitória».
«Estou muito triste com a boa classificação do Braga»
E é no Vitória e na época 2010/2011 que tem as atenções centradas, mas espera que o clube consiga ainda esta temporada bons resultados: «Como Vimaranense que sou e como adepto do Vitória espero que o clube consiga alcançar um dos lugares que dá acesso à Europa». É também como adepto do Vitória que lamenta a boa classificação do rival Braga: «Estou muito triste. Não é que queira que o Braga se dê mal esta época, mas estamos a 20 pontos deles. Não me afectaria nada que o Braga estivesse classificado na posição em que está, se o Vitória estivesse colado a ele».
Para a próxima temporada, Padre Antunes deixa uma palavra de apreço ao próximo presidente: «Se não for a minha lista a ganhar as eleições, espero que quem esteja à frente do clube o guie da melhor maneira. Não desejo o mal ao próximo naturalmente, e só espero que se esse próximo não for eu, que seja alguém melhor que eu».
O «pai nosso» ou o «credo» não entram nas contas do rosário do Vitória de Guimarães por agora. Quem sabe se na época de 2010/2011 não vemos José Antunes no «altar» da assembleia Geral do Vitória Sport Clube de Guimarães.