*Por Bruno José Ferreira

Bem-vindas a Guimarães noites europeias. Há dois anos que o D. Afonso Henriques não recebia jogos da Liga Europa e tirou a barriga de misérias com um triunfo contundente por quatro bolas a zero diante dos croatas do Rijeka. A equipa de Guimarães lidera o Grupo I da Liga Europa.

Com a maior goleada de sempre da sua história nas competições europeias, a equipa de Rui Vitória alcançou o 16º triunfo do seu historial nas provas internacionais. Abdoulaye, Nii Plange, Maazou e André André apontaram os golos com que o V.Guimarães entrou a ganhar na edição 2013/2014 da Liga Europa.

Em relação à última partida do campeonato português, em Vila do Conde, Rui Vitória fez quatro alterações estreando Malonga. Os «Conquistadores» estrearam dez jogadores nas competições europeias, três deles estreias de sonho (Nii Plange, Maazou e André André) com direito a fazer o gosto ao pé.

Abdoulaye quebrou o gelo

Começou algo receosa a equipa do V.Guimarães. Compreensível. Os minhotos iniciaram o jogo com sete estreantes nestas andanças, que nunca tinha jogado nas provas europeias. Apenas Abdoulaye, Moreno, André Santos e Malonga já tinham atuado em jogos deste calibre.

O Rijeka tentou jogar com a maior inexperiência da equipa portuguesa e logo nos minutos iniciais. O experiente Benko, principal referência dos croatas, gelou a cidade-berço logo aos oito minutos ao pôr em sentido o último reduto Vitoriano. Ganhou a Abdoulaye e Paulo Oliveira e gelou por completo o estádio D. Afonso Henriques.

Contudo Abdoulaye quebrou o gelo ao minuto 36, inaugurando o marcador. O V.Guimarães crescia, é certo, ia colecionando oportunidades tímidas, mas faltava abanar as redes de Vargic. Na sequência de um pontapé de canto, o gigante apareceu na pequena área a ganhar a segunda bola para fazer explodir o estádio.

Segundo golo na hora certa

Rui Vitória não podia desejar melhor arranque do que aquele que teve no segundo tempo. Os croatas preparavam-se para entrar com tudo na segunda parte, a força com que entraram depois do intervalo deixava-o antever, mas o ímpeto durou apenas três minutos. Nii Plange ampliou a vantagem vimaranense logo aos 48 minutos e permitiu à equipa da casa partir para uma exibição tranquila.

Estendeu-se a passadeira vermelha ao V.Guimarães, perante um Rijeka que acusou em demasia o segundo golo. Os croatas esmoreceram por completo, depois de 15 jogos consecutivos sem sentir o sabor da derrota. Quem não se fez rogado foi o V.Guimarães, que aproveitou para avolumar o resultado.

Maazou e André André ampliaram o resultado para números expressivos, para gáudio dos 9794 espectadores presentes nas bancadas do D. Afonso Henriques. Arranque auspicioso do V. Guimarães na Liga Europa. Bem-vindas a Guimarães noites europeias.