Valeri não se intimida. O argentino chegou ao F.C. Porto como uma das grandes contratações de Verão, ainda não se afirmou no clube, mas diz que é normal. Por isso mantém a calma. «Estou contente por estar num clube importante como o F.C. Porto e continuo à espera da oportunidade de jogar e de me mostrar», garante.
Valeri coloca F.C. Porto, Benfica e Sp. Braga ao mesmo nível
O médio adianta que já conhecia bem o F.C. Porto quando estava na Argentina. Acima de tudo o F.C. Porto das grandes finais. Desse tempo guarda uma imagem que lhe serve de inspiração: a imagem de Deco vestido de azul e branco. «Gosto muito dele», frisa. «Pode não estar no melhor momento, mas é um jogador de muita qualidade.»
Ora por isso a pergunta seguinte coloca-lhe a dúvida de se saber se espera vir a tornar-se um Deco no Porto. Valeri não coloca a fasquia tão alta, mas adianta que o português é um exemplo. «Via Deco quando estava cá, sobretudo as finais porque poucos jogos davam na Argentina, mas via-o e é sem dúvida um jogador de muita qualidade.»
Valeri: «Os uruguaios que se portem bem ou vão ter problemas»
Para já, adianta, a prioridade é conquistar o espaço no clube. «Estou no F.C. Porto há muito pouco tempo. Tal como acontece com Prediger, por exemplo, é difícil para quem está há pouco tempo afirmar-se no clube, embora haja uma ou outra excepção», lembra. «Mas espero estar bem nos treinos e ganhar um lugar na equipa no futuro.»
«Estou muito cómodo no clube. Sei que há muitos jogos por jogar, há muitas vitórias por disputar e por isso estou à espera de uma oportunidade. Sei que é difícil, porque todos os jogadores do F.C. Porto têm um nível altíssimo e podem ser titulares, mas espero o meu momento e espero conquistar um lugar, como todos os jogadores.»
Ora nem de propósito no próximo fim-de-semana chega a Taça de Portugal. O adversário do F.C. Porto é o modesto Sertanense, o jogo é no Dragão, pelo que esta se apresenta como uma excelente ocasião para os jogadores menos utilizados. «Claro, pode ser. Todas as oportunidades para vestir a camisola são uma oportunidade mais.»