Van Persie não é Messi, mas até é parecido e não apenas por vestir a camisola 10, na análise de Arsène Wenger. Para o treinador do Arsenal, o avançado holandês apresenta características semelhantes à estrela argentina, sobretudo no que respeita ao posicionamento em campo.

«Vejo semelhanças entre Van Persie e Messi. Ele gosta de jogar em profundidade e depois também aparecer no ataque. São parecidos na forma de se posicionarem em campo. Van Persie não joga como um avançado-centro, mas quando vemos os seus movimentos à volta da área percebemos que é muito inteligente, com as diagonais. Sempre achei o seu primeiro toque tão bom, que é capaz de fazer a diferença mesmo em espaços pequenos», explicou o técnico francês, nesta segunda-feira, citado pela imprensa internacional.

Com a saída de Cesc Fabregas para o Barcelona, Van Persie assumiu a braçadeira de capitão, opção que Wenger também justificou: «Conquistou o respeito no balneário dentro de campo. Amadureceu e passou de um rapaz emocionalmente impulsivo para a pessoa que é hoje em dia. É um líder dentro de campo e um jogador muito talentoso.»