O RKC Waalwijk, onde joga o português Bernardo Vasconcelos, venceu este sábado o AZ Alkmaar (2-1) na 30ª jornada da Liga holandesa. O avançado português conhece bem o adversário do Sporting nas meias-finais da Taça UEFA e traçou para o Maisfutebol o perfil dos holandeses. Vasconcelos fala de uma equipa sem estrelas e não tem dúvidas que os leões irão vencer.
«O Sporting parte claramente em vantagem. É uma equipa mais experiente nas competições europeias e tem mais qualidade do que o AZ Alkmaar, que é uma equipa perfeitamente ao alcance do Sporting, apesar de não ser um jogo fácil. Eles têm muito valor mas o Sporting tem mais e se jogar ao seu nível vai passar a eliminatória», analisa Bernardo Vasconcelos.
Desafiado a desvendar o ponto forte da equipa comandada por Co Adriaanse, que é apontado como o futuro treinador do F.C. Porto, o avançado português afirma de pronto: «Eles não têm grandes estrelas. O Landzat, médio defensivo que é internacional holandês, é o jogador que mais se destaca, mas é uma equipa que vale pelo seu todo pois para além dele não têm estrelas.»
Bernardo Vasconcelos diz não ser possível fazer grandes comparações entre o jogo deste sábado que a sua equipa venceu e aquele que o AZ irá apresentar em Alvalade. Co Adriaanse não escalou o melhor onze para defrontar o RKC Waalwijk, preferindo centrar as prioridades na deslocação a Alvalade: «Eles hoje jogaram sem três ou quatro jogadores muito importantes que vão defrontar o Sporting na quinta-feira. Jogaram desfalcados a pensar no jogo de Alvalade. Estiveram em segundo lugar, que dá acesso à Liga dos Campeões, mas agora estão em terceiro. Contra nós tentaram jogar em ataque continuado mas não tiveram grandes soluções pois nós estamos num grande momento. Há cinco jogos que não perdemos e estamos em sétimo lugar. Frente ao Sporting o AZ poderá jogar noutro sistema, tentando explorar o contra-ataque.»
Surpreendido com campanha do AZ mas não com os leões
Bernardo Vasconcelos confessa sorridente que a campanha do AZ Alkmaar na Taça UEFA é de todo inesperada. «Surpreendeu-me a passagem do AZ Alkmaar às meias-finais. Eles estavam a fazer uma excelente época, mas como iam defrontar o Villarreal pensei que fossem eliminados. Mas se venceram a uma equipa da Liga espanhola é porque têm valor», diz antes de confessar ao Maisfutebol que sempre acreditou no valor da equipa leonina: «A campanha do Sporting na Taça UEFA não me surpreendeu pois têm uma grande equipa, com jogadores muito experientes.»
O avançado português foi suplente utilizado este sábado, mas mostra-se satisfeito com a sua prestação no principal campeonato da Holanda: «Fiz 12 jogos consecutivos a titular e só na semana passada fui suplente, porque treinei condicionado durante a semana. Como vencemos o treinador voltou a colocar-me no banco este sábado, mas fui o primeiro a entrar (67 m). Faço um balanço muito positivo da minha prestação no RKC Waalwijk. Tenho as minhas ambições e no final do campeonato espero sair para uma equipa melhor. Quando cheguei aqui o objectivo era jogar regularmente e tenho-o conseguido, por isso estou satisfeito.»