O volume de negócios na indústria diminuiu em Novembro, quando comparado com o período homólogo, em termos nominais, 11,2%, agravando em 7,9 pontos percentuais (p.p.), a variação negativa registada em Outubro, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta evolução foi «parcialmente influenciada pela diferença de dias úteis (menos um e mais um, em Novembro e em Outubro de 2008, respectivamente, face aos meses homólogos)», refere a mesma fonte.

Todos os Grandes Agrupamentos Industriais apresentaram taxas de variação negativas, destacando-se o de Bens Intermédios que apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total (menos 6,2 p.p.), resultante de uma variação homóloga de menos de 14,8% (menos 5,6% no mês anterior).

A variação média nos últimos 12 meses foi de 3,1%, inferior em 1,5 p.p. ao resultado observado no mês anterior.

Já o volume de vendas para o mercado nacional apresentou uma taxa de variação homóloga de menos de 10,1% (menos 2,7% no mês anterior). Apenas o agrupamento de Bens de Investimento registou uma taxa de variação positiva (0,4%), 3,2 p.p. inferior ao resultado do mês anterior.

Também em termos homólogos, o emprego, as remunerações e as horas trabalhadas diminuíram, respectivamente, 2,1%, 0,2% e 1,6%.