A Suavecel Indústria Transformadora de Papel vai investir 25 milhões de euros numa nova fábrica em Viana do Castelo, duplicando os postos de trabalho actuais para cerca uma centena, anunciou esta quarta-feira o proprietário da empresa, noticia a Lusa.

A empresa minhota vai instalar também uma fábrica em Pontevedra, na Galiza, Espanha, num investimento de 12,5 milhões de euros, que vai criar 70 postos de trabalho e deverá abrir em Outubro.

Nuno Ribeiro disse à agência Lusa que o investimento de 25 milhões em Viana do Castelo será repartido pela compra do terreno (1,5 milhões de euros) e pela construção da fábrica, uma obra que deverá demorar cerca de um ano.

Empresa pede insolvência mas continua a trabalhar em Portugal

Empresa vai criar 500 postos de trabalho

Fábrica comprada por um euro resiste à crise

O novo empreendimento, destinado ao fabrico de papel «tissue», vai ficar instalado na Zona Industrial de Alvarães, num terreno com 100 mil metros quadrados, que a empresa adquiriu à Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A empresa vai deslocar para esse mesmo terreno a fábrica que já tem em laboração, desde 1996, na Zona Industrial de Neiva.

O investimento na nova fábrica, já aprovado pela Autoridade de Gestão do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), conta com um contrato de concessão de incentivos financeiros, já assinado com o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresa e ao Investimento (IAPMEI).

A Suavecel, uma empresa de Viana do Castelo ligada à indústria de papel, iniciou a sua actividade em 1996 e tem 52 trabalhadores.

Utiliza tecnologia «de ponta» para fabricar lenços de papel, guardanapos, toalhas e papel higiénico, sendo detentora das marcas Suavecel, a Extracel e a Nunex, para além das marcas brancas para as grandes superfícies.

Com este novo investimento, que deverá estar concluído no final do ano, a área produtiva subirá dos actuais 8000 metros quadrados de área coberta para 30 metros quadrados.