Martin Palermo é o herói do momento na Argentina. El Loco marcou o golo decisivo frente ao Peru e deixou a selecção de Diego Maradona no quarto lugar do apuramento sul-americano para o Mundial-2010. «San Palermo» admite que a sua vida dava um filme (veja os vídeos no final), mas sublinha: «Ainda falta o grande final.»
O ponta-de-lança do Boca Juniors confessa, ao Olé, que lhe faltava um momento destes na selecção, à qual regressou dez anos depois de um episódio insólito: em 1999, falhou três penalties na Copa América, frente à Colômbia, em 90 minutos. Este golo «serviu para apagar» essa imagem de que não teve «um bom trajecto» na selecção.
«Recebi montes de mensagens», disse Martin Palermo, que já se encontrou com a família depois do 2-1 tardio apontado aos peruanos: «Era algo que necessitava, partilhar este momento com eles. Também tenho um anjo que me protege e um Deus à parte. Sempre que preciso, responde-me. O que vivi foi uma bênção do céu.»
O avançado revelou o que sentiu, quando marcou o golo nos descontos do jogo. «Dizia: "Isto é uma loucura, isto é uma loucura". Não esperava algo assim», contou, prosseguindo sobre se é o filme da sua carreira: «Sim, surpreendo-me com o que se passa a cada dia. Foi uma semana incrível. Oxalá continue a ter todos estes capítulos, mas ainda falta o final da película.»
El Loco descreve depois o momento em que fez o 2-1: «Lembro-me que não cheguei ao segundo poste quando Di María cruzou. Estava Schiavi, Insúa...Então, dei a volta para ver se alguém a baixava, mas a bola não veio. Depois, El Pocho (Federico Insúa) atirou-a entre muitas pernas e ela ficou para mim. Apenas a empurrei. Era impossível pensar que ia acontecer algo assim naquela altura.»
Mas aconteceu, como é habitual na vida de Palermo. Para além das três grandes penalidades falhadas, El Loco faz jus à alcunha com momentos pouco vistos. Escorrega e bate um penalty com os dois pés, parte uma perna a festejar um golo, apoia-se na trave para marcar e faz uma cabeçada recorde, de 40 metros, para um golo monumental ao Velez Sarsfield.
Três penalties falhados em 90 minutos

Penalty com os dois pés frente ao Platense

Golo apoiado na trave

Golo de cabeça a 40 metros