A UEFA anunciou esta segunda-feira que a Liga dos Campeões vai ter vídeo-árbitro (VAR) esta época a partir dos oitavos de final.

A decisão foi tomada na reunião do Comité Executivo da UEFA, em Dublin, depois dos «testes tecnológicos bem-sucedidos e da formação aos árbitros dos últimos meses».

O VAR também vai ser usado na final da Liga Europa, em Baku, na fase final da Liga das Nações, em Portugal, e na fase final do Campeonato da Europa de Sub-21, em Itália.

A UEFA tinha já decidido que na próxima época, o VAR será usado na Liga dos Campeões desde o play-off, e já estará também na Supertaça Europeia.

A seguir, a UEFA quer a utilização do vídeo-árbitro no Europeu 2020 e na Liga Europa de 2020/21 já desde a fase de frupos.

«Estamos prontos para usar o VAR antes do inicialmente previsto e já estamos convencidos que será benéfico para as nossas competições, pois será uma ajuda preciosa para as equipas de arbitragem e irá ajudar a reduzir as decisões incorrectas», disse o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.