Cândido Barbosa venceu a oitava etapa da Volta a Portugal, mas o sprint final foi envolto em polémica. O ciclista do Benfica tinha ao lado Francisco Pacheco e ocorreu um toque entre os dois primeiros mesmo sobre a linha de meta. Pacheco pediu para que os juízes da Volta analisassem o vídeo da chegada, mas estes decidiram manter Cândido na frente. Rui Sousa não larga a amarela à saída para etapa rainha.
A etapa que ligou Barcelos a Fafe foi animada com fugas até ao último quilómetro. A principal fuga do dia teve como protagonistas os ciclistas Duran, Marchante e Palomares, mas o pelotão deu a fuga por terminada a sete quilómetros da chegada. Félix Cardena também tentou a sua sorte nos últimos quatro quilómetros. O Benfica trabalhava já a chegada para Cândido Barbosa, anulando a fuga do espanhol logo de seguida.
No último quilómetro, os ciclistas mais rápidos do pelotão da Volta colocaram-se a postos para o sprint final. Ruben Plaza lançou Cândido Barbosa que veio a obter a vitória 101 da sua carreira.
Na classificação geral, Rui Sousa continua a ser líder, mas vai passar este sábado por um forte teste com a dificil etapa de subida à Senhora da Graça, etapa rainha da Volta a Portugal.