O treinador do Glasgow Rangers, Walter Smith, não tem dúvidas em afirmar que o Sporting está mais pressionado no confronto para a segunda mão dos 16avos-de-final da Liga Europa. O técnico comparou mesmo o momento dos dois clubes e até brincou com a situação: «A única diferença entre mim e Paulo Sérgio é que eu sei que saio no final da época.»

Tal como os leões, o Rangers vem de uma derrota frente ao maior rival. Perdeu com o Celtic por 3-0. «Uma equipa responsável e profissional tem de recuperar sempre destes desaires, temos de reagir, ou seja, espero recuperar da derrota do fim-de-semana, até porque estamos a fazer uma boa época e pensamos continuar na Liga Europa», disse Walter Smith, em Cascais, onde a equipa está hospedada.

O Rangers já venceu em Alvalade (2-0). Aliás, passou a eliminatória e chegou mesmo à final da Taça UEFA. Esse triunfo em Lisboa serve, assim, para atenuar possíveis temores para esta quinta-feira? «Não se trata de ter receio, jogámos muito bem da última vez, passámos a eliminatória, mas as duas equipas mudaram muito desde essa altura», lembrou, para assegurar, de seguida: «O Rangers vai fazer o possível para ter o mesmo resultado.»

Aconteceu-lhes o mesmo no mercado de Inverno

Depois de dizer que a estratégia da equipa passa mais pelos jogadores disponíveis do que por opção (os escoceses estão afectados por uma onda de lesões), o técnico comparou o estado de Rangers e Sporting. Apesar das derrotas frente a Celtic e Benfica, Smith considera que «os clubes atravessam momentos diferentes», porque «o Rangers está bem no campeonato, tem dois jogos em atraso, está na final da Taça da Escócia», enquanto os leões estão longe da luta pelo campeonato. Assim, «o jogo da Liga Europa é mais importante para o Sporting».

No entanto, há situações semelhantes entre portugueses e escoceses, mesmo que o momento directivo em Alvalade seja de indefinição: «Quando se olha para as duas últimas épocas, vemos que o Sporting perdeu jogadores que queriam manter. Depois, Sporting e Rangers perderam goleadores no mercado de Inverno. Quanto ao resto, como treinadores temos de ultrapassar isso o melhor possível. A diferença entre mim e o meu colega é que eu tenho a certeza que saio no final da época.»

Walter Smith vai mesmo deixar de ser o técnico em Ibrox e será substituído por Ally McCoist, uma das grandes figuras do clube (ex-avançado) e que ao dia de hoje é adjunto do treinador principal.

A conferência de imprensa do Rangers até começou por aí, com Walter Smith a não se alongar no tema da sucessão. «Ally McCoist está preparado, conhece a equipa por dentro. Vai ser a estreia como treinador principal, mas estará à altura do lugar», concluiu.