Wesley fala como joga: ao ataque. Assim que atendeu o telefone, e sabendo que a chamada era de Portugal, a estrela do Vaslui «disparou». Entusiasmado com o regresso a Portugal, para defrontar o Sporting, o brasileiro quase não deixou espaço para perguntas. E deixou uma opinião atrevida sobre a equipa leonina.

«Já joguei aí e acompanho a Liga. O Sporting tem uma boa equipa e sei que o jogo vai ser difícil, mas eles têm sido mais fracos em casa. O Sporting é mais frágil em casa, fora conquista mais pontos. Não é o Wesley que diz isto, são os resultados dos últimos dois ou três anos. Só que eu não jogo sozinho, e os meus colegas podem não ter a mesma mentalidade, já que não conhecem o adversário», disse ao Maisfutebol o antigo jogador de Penafiel, V. Guimarães, P. Ferreira e Leixões.

Wesley avisa também que o Vaslui «é mais forte fora de casa», mas lembra que se trata de uma «equipa pequena». «Isto é mais pequeno que Penafiel. Temos é um presidente com muito dinheiro, que gosta de futebol», explica. Ainda assim o brasileiro avisa que a equipa romena acredita na passagem à fase seguinte da Liga Europa: «No início todos pensavam que o Vaslui ia andar a distribuir pontos pelos outros. Agora já viram que não é bem assim. O Sporting é uma equipa melhor, mas já mostrámos que merecemos respeito.»

O avançado brasileiro saiu vitorioso da última visita a Alvalade (com o Leixões, em 2008/09), mas nunca marcou à equipa leonina. «Foi a única equipa à qual não marquei», recorda. «Gostava de o conseguir agira, mas o importante é o Vaslui deixar uma boa imagem», acrescenta.

A viagem a Lisboa provoca um entusiasmo que o jogador não disfarça. «Vai ser muito bom. Já tinha saudades. Há um ano que não vou a Penafiel. Portugal é a minha casa», diz o brasileiro, que representou quatro clubes no nosso país, mas tem o coração bem esclarecido. «O Penafiel foi o clube que mais me marcou. Lá não deixei apenas amigos, criei uma família», revela.

Perfeitamente adaptado ao país onde vive há três anos (já mistura o português com o romeno), Wesley diz-se «muito feliz». «Deram-me uma oportunidade, tal como Portugal. Fui duas vezes considerado o melhor estrangeiro do campeonato. Tenho mais dois anos de contrato e as coisas estão bem. Posso dizer que ganho o mesmo que alguns jogadores do F.C. Porto. Não tive a possibilidade de jogar a esse nível. Quem tem empresário joga em bons clubes, quem não tem precisa de trabalhar muito.

Veja um vídeo de Wesley: