Alberto Zapater é o substituto natural de Miguel Veloso no Sporting. O clube leonino garante um importante encaixe financeiro e um jogador com condições para lutar pela titularidade. O espanhol custou 4,5 milhões de euros ao Génova, em 2009.

Nascido e criado em Saragoça, Zapater deixou saudades no clube de Aragão. O médio, que pode jogar como 6 mas sobretudo como 8, chegou à equipa principal em 2004, um ano antes de disputar o Campeonato do Mundo de sub-20, com a camisola da selecção espanhola.

No Mundial de sub-20, o reforço do Sporting foi titular ao longo da campanha de Espanha, partilhando o sector intermediário com Cesc Fabregas. Alberto Zapater, actualmente com 25 anos, ficou em branco mas viu a selecção ibérica golear o Chile de Matías Fernández por 7-0, ainda na fase de grupos.

A Espanha terminou o Campeonato do Mundo com o melhor ataque, caindo nos quartos-de-final frente à Argentina. A equipa seguiu a estrela de Messi para garantir o troféu.

Zapater contabilizou cinco internacionalizações pelos sub-20 e chegou aos sub-21 da selecção espanhola, sendo chamado em 14 ocasiões. Visto como uma enorme promessa do Saragoça, o médio assumiu-se como titular da equipa até ser transferido para o Génova. A despedida de Aragão ficou marcada pelas lágrimas do jogador, que chegou a partilhar o balneário com o benfiquista Pablo Aimar. Os adeptos não o esquecem.

O clube italiano pagou 4,5 milhões de euros em Julho de 2009. Alberto Zapater é conhecido pelo voluntarismo e agressividade na disputa de bola, mas tem igualmente qualidade para participar em movimentos ofensivos. Na última época, participou em 28 jogos do Génova, marcando três golos. Um deles, frente ao Slavia de Praga, comprova o talento do médio nas bolas paradas.