Os adeptos da Académica não querem perder o seu menino bonito. Vai daí, por iniciativa do blog Denúnicias e Opiniões, resolveram promover uma petição para convencer o avançado Joeano a continuar ao serviço da Briosa. O jogador, deveras apreciado em Coimbra, não só pela quantidade de golos, mas pelo carisma e empatia com a cidade, termina o empréstimo no final da época e não quer voltar mais ao Beitar de Jerusalém, clube detentor do seu passe.
O problema é que a continuidade do atleta na Lusa Atenas pode não estar nas suas mãos. Não se conhece qualquer direito de opção concedido à Académica e o valor pedido pelos israelitas poderá não estar acessível aos seus cofres. Além disso, propostas não lhe faltam. É o próprio que o confirma ao Maisfutebol.
«Apesar de não haver ainda nada de concreto, a mais firme é a da Real Sociedad. Mas também há clubes portugueses. Ainda hoje falei com o meu empresário [Jorge Mendes] e ele deu-me conta disso», confessou o avançado, sem querer confirmar se esses emblemas são o Sp. Braga e a U. Leiria, que já em Janeiro haviam mostrado interesse nos seus préstimos, acabando o jogador, devido a questões sentimentais, por dar preferência à Académica.
Certo é que essa primazia já lá vai. Apesar de sensibilizado pelo abaixo-assinado, Joeano foi peremptório: «Não tinha conhecimento, mas fico muito feliz. É sinal de que o meu trabalho é reconhecido. Contudo, já deixei isto bem claro: se surgir uma proposta melhor, vou aceitá-la. Já fiz muito pela Académica. Agora, chegou a altura de pensar em mim e de cuidar do meu futuro.»
O avançado dos «estudantes» admite que, nesta altura, tudo é possível, até continuar em Coimbra - «não está fora de questão», sublinha - e aguarda serenamente pelo final do campeonato para, em conjunto com o seu representante, analisar as várias hipóteses em carteira.