A Académica apresentou esta terça-feira quatro reforços de Inverno. Kenedy, Andrade e Beaud, que já estava no clube mas não podia jogar, juntaram-se a Vítor Vinha, júnior promovido à equipa principal da Briosa, numa cerimónia em que não esteve o avançado brasileiro Marcel. O clube conta ainda assegurar mais jogadores neste período de transferências, sendo o sportinguista Mário Sérgio e o portista Raúl Meireles dois dos objectivos.
Kenedy (ex-Sporting de Braga) e Andrade (ex-Tenerife) assinaram contrato até ao final da época, com outra de opção, enquanto o médio defensivo camaronês Clément Beaud (ex-FK Vetra/Lituânia) se vinculou ao clube por um ano, com dois de opção. Vítor Vinha assinou como profissional por dois anos e meio, com mais um de opção.
O ponta-de-lança brasileiro Marcel é esperado em Coimbra no início da próxima semana, enquanto Luís Neves, vice-presidente da Briosa, admitiu que o plantel ainda não está fechado.
Andrade, actualmente com 31 anos, confessou-se admirador do novo técnico, Nelo Vingada e disse estar «preparado para jogar e ajudar o clube se o treinador assim o entender», segundo a Lusa.
Kenedy, de 30 anos, tal como Andrade internacional português em vários escalões, até aos olímpicos (precisamente com Nelo Vingada, em Atlanta 96), admitiu que a chegada do treinador contribuiu para o seu ingresso na Académica e recordou que cumpriu «a melhor época de sempre com o treinador no Marítimo», no fim da qual foi chamado por António Oliveira à selecção para a fase final do Mundial 2002, acabando por ser afastado por «doping». O facto de jogar com irregularidade no Sporting de Braga justificou a sua opção pela Briosa, acrescentou Kenedy.
Vítor Vinha, 18 anos, campeão europeu sub-17, vencedor do Torneio Internacional do Algarve e participante no Campeonato Mundial Sub-17 (quartos-de-final), considerou a sua promoção dos juniores para a equipa principal uma «boa prenda de Natal» e disse que espera uma oportunidade de «um treinador que aposta nos jovens».
O camaronês Clément Beaud, 24 anos, campeão olímpico em Sydney2000, que também foi internacional sub-18, sub-19 e sub-21, está desde Agosto na Académica, mas não foi inscrito no início da temporada por problemas burocráticos, mostrando-se agora aliviado com a perspectiva de poder jogar: «É frustrante treinar sem jogar. Espero poder demonstrar a minha qualidade, que também existe também na equipa. Podemos fazer melhor e a Académica tem possibilidades para se manter num campeonato equilibrado.»
Nelo Vingada, que orienta a equipa pela primeira vez esta terça-feira, esteve presente durante a apresentação, mas não divulgou as dispensas do plantel. Foi apenas confirmada a saída do avançado Kenny Cooper, numa altura em que se fala na saída do médio William (não inscrito), Raul Oliveira (não inscrito), Bruno Leite (inscrito) e Delmer (lesionado).
Luís Neves anunciou ainda que o extremo direito brasileiro Luciano renovou contrato com a Académica até 2008.