O avançado José Luís Garcés e o lateral-esquerdo Cléber Manttuy resolveram prolongar um pouco mais as férias natalícias e ainda não se apresentaram em Coimbra. No caso do panamiano, que é aguardado apenas na quarta-feira, antevéspera do encontro com o Leixões, como se encontra em recuperação, não seria, de qualquer forma, convocado para a partida.
O centro-americano tinha até ao último domingo para regressar mas tal não aconteceu pelo que, a partir desta segunda-feira, passou a estar sob a alçada disciplinar do clube, que poderá agora invocar os regulamentos internos para agir em conformidade com o sucedido.
Quando chegar a Coimbra, será, naturalmente, questionado sobre os motivos do atraso e, dependendo dos argumentos apresentados, assim será apurada a medida sancionatória, que poderá ir desde de uma simples repreensão verbal a uma multa.
Cléber ou Edson na calha para sair
Já o caso do brasileiro terá contornos diferentes. De acordo com aquilo que o Maisfutebol apurou, o jogador desenvolveu alguns procedimentos burocráticos antes de partir para o país de origem, próprios de quem prepara uma saída definitiva, tendo mesmo confidenciado a vontade de não voltar mais a Portugal.
A verdade é que Cléber tem sido pouco utilizado esta época e perdeu mesmo a titularidade depois de ter começado entre as primeiras escolhas. As saudades da família e o desejo de regressar ao Brasil são também razões para que queira dar novo rumo à carreira, mais perto das suas raízes. Com contrato até 2010, é natural que o seu futuro passe por um empréstimo a um clube brasileiro, embora a rescisão de contrato não possa ser descorada.
A Académica, aliás, tenciona recrutar um lateral-esquerdo (Fredy é uma das hipóteses), na reabertura do mercado, e isso justificaria a dispensa de um esquerdino. Mas com o F.C. Porto de olho num possível regresso de Edson, o caso teria de ser gerido com cautela, pois não bastaria apenas à Briosa poupar a sua parte dos salários do jovem emprestado pelos campeões nacionais, haveria que compensar a saída de outra forma, por quebra de compromisso.
Quarteto condicionado
O plantel comandado por Domingos Paciência deu na manhã desta segunda-feira sequência à preparação para o regresso à Liga, numa treino em que Sarmento, Madej, Nuno Piloto e Cris fizeram trabalho condicionado.