A figura: Ukra

Demorou a acordar para o jogo, até porque Djavan atacava tanto que o obrigava a recuar para ajudar a defesa, mas, quando acertou o passo, animou o ataque da turma dos Arcos. Viu Ricardo negar-lhe um golo como uma boa defesa e bateu o livre que permitiu a Tarantini assinar um dos lances mais perigosos da noite. Mas ainda tinha mais um trunfo na manga, por sinal decisivo: foi ao lado esquerdo cruzar para o desvio involuntário de Reiner Ferreira para a própria baliza.

O momento: autogolo de Ferreira

Numa altura em que o jogo estava «partido», como se diz na gíria, e o golo podia surgir em qualquer das balizas, o azar abateu-se sobre a Briosa, mais concretamente sobre Reiner Ferreira, que, na tentativa de fazer um corte, acabou por desfeitear o próprio guarda-redes.

Outros destaques:

Diogo Valente

Grande início de jogo do esquerdino, dando amplitude ao jogo ofensivo da equipa e, como é habitual, geométrico nas bolas paradas e cruzamentos em geral. Bateu um livre para o cabeceamento de Djavan à barra e, mais tarde, atirou ao lado com Salin fora da jogada. Também ensaiou a meia-distância com perigo.

Djavan

Fez do lado esquerdo uma autoestrada passando, não raras vezes, à frente do próprio Diogo Valente. Além de um cabeceamento à trave, foi sempre um problema quer para Lionn, quer para Marcelo, tal a vocação ofensiva. Mas também foi capaz de roubar uma bola a Ukra, ainda na defesa, e fazer todo o corredor até ganhar canto. O brasileiro mostrou, todavia, ser bem melhor a atacar do que a defender, porque, nesse capítulo, mostrou algumas lacunas, sobretudo no durante o melhor período do Rio Ave.

Fernando Alexandre

Está para ficar no meio-campo estudantil, que estava carente da sua disponibilidade física e capacidade de «arrumar a casa». Grande pulmão e capacidade, até, de subir uns metros para tentar o remate.

Tarantini

Se o meio-campo do Rio fosse uma balança, Tarantini seria o seu fiel, pautando o equilibro da equipa, marcando os ritmos e organizando o futebol vila-condense. Esteve também perto do golo, num cabeceamento à barra, após livre de Ukra.