Maisfutebol

Eis o perfil de Aderlan Santos.

Aderlan Leandro Jesus Santos. Nasceu no Brasil, a 9 de abril de 1989, na cidade pernambucana de Salgueiro. Fez a formação no clube da terra, o Salgueiro Atlético Clube tendo chegado à equipa principal. Transferiu-se depois para o Araripina Futebol Clube, clube igualmente sedeado em Pernambuco.

Depois de um ano ao serviço do Araripina, Santos embarcou com destino à Trofa para iniciar na segunda divisão portuguesa a aventura europeia.

Esteve dois anos no Trofense antes de despertar o interesse do Sporting Braga. Foi na Trofa,em 2011/2012, que esteve às ordens de António Sousa.

Sousa foi um dos primeiros treinadores de Aderlan Santos em Portugal, ao serviço do Trofense e aponta os principais traços do jovem de 24 anos. O antigo internacional português ,e figura de proa de FC Porto e Sporting, não está surpreendido com a ascensão do seu pupilo e augura-lhe um futuro risonho.

«Com a ajuda do Jesualdo pode afirmar-se»

«Não estou surpreendido com esta ascensão do Santos, já na altura embora muito jovem e com dificuldades enormes de controlo emocional, tinha um grande porte físico, capacidade de luta, capacidade de desarme e muita vontade», revela António Sousa ao nosso jornal.

Como é que um dos seus primeiros treinadores em Portugal define Aderlan Santos é a pergunta que se coloca. A resposta chega quase que de imediato por entre um suspiro:

«Antes de mais é um jovem. É muito forte no jogo aéreo, tecnicamente tem vindo a evoluir muito, mas pela posição que tem perde-se um pouco com a ansiedade. Com tempo, e com a ajuda agora do Jesualdo, pode afirmar-se».

Do Trofense, Aderlan Santos transferiu-se para o Minho e para a equipa B do Sp. Braga, uma aposta de futuro da equipa arsenalista, mas que por força das contingências teve de ser aposta no equipa principal logo na primeira época.

António Sousa destaca a sua postura responsável como um dos seus principais atributos enquanto pessoa: «É alegre, bem disposto, fala pouco, tem um grande sentimento de responsabilidade. É extremamente simples e procura sempre dialogar no sentido de fazer melhor».

«Poderá chegar a outro nível»

Até onde pode ir o defesa central de 24 anos? O que é que o futuro lhe reserva? António Sousa acredita que Aderlan Santos está num clube que o pode ajudar a crescer e a atingir um nível superior.

«Tem muitas capacidades, queria melhorar dia após dia. Apesar de ser pouco falador, não tinha receio de pedir conselhos que o ajudassem a evoluir. Está numa equipa de topo, porque o Sporting Braga já é uma equipa de topo, que poderá ajudá-lo a crescer ainda mais. Tem condições e poderá rapidamente chegar a outro nível», vaticina António Sousa.

Aderlan Santos vai para o quarto ano a jogar em Portugal, o segundo ao serviço do Sp. Braga. Na época passada alinhou em dezoito partidas da equipa B.

Depois de se estrear na primeira equipa, há pouco mais de meio ano, não mais voltou a jogar no escalão secundário e completou as últimas nove jornadas do principal campeonato de futebol português.

Manteve-se no Minho, apesar de ser referenciado como possível reforço de Benfica e Porto. Começou a época já como uma certeza da equipa de Jesualdo Ferreira. Jogou nas cinco primeiras jornadas da Liga Portuguesa, aproveitando a lesão de Paulo Vinicius, e estreou-se na Liga Europa.

Apontou dois golos decisivos, ao Belenenses e ao Arouca, que valem seis pontos ao Sp. Braga.

Até onde pode ir o menino de Salgueiro?