Segundo a agência «Lusa», o regime de trabalho precário compreende o recurso a um subsídio do Estado semelhante ao subsídio de desemprego, e terá início a 12 de Janeiro e deverá terminar a 31 de Março, disse, em Estugarda, o presidente da Federação das Comissões de Trabalhadfores da Daimler, Erich Klemm.
A medida tornou-se necessária porque os operários da Daimler esgotaram entretanto os créditos no banco de horas, em que são acumulados os períodos de trabalho extraordinário para descontar posteriormente em folgas, férias ou suspensões da produção.
Estão também a decorrer negociações para introdução de trabalho precário em outras fábricas da Daimler na Alemanha, revelou uma porta-voz da empresa.
As vendas da Daimler cairam em Novembro 25 por cento em comparação com igual mês do ano anterior, e na principal marca, a Mercedes, as quebras foram ainda mais acentuadas, atingindo os 28%.
A Daimler está impedida de proceder a despedimentos colectivos por acordo assinado com os representantes dos sindicatos que garante os postos de trabalho a 150 mil funcionários em 14 fábricas alemãs até 2011.
Além do trabalho precário em Sindelfingen, que deverá estender-se às unidades de produção de Berlim, Bremen e Dusseldorf, todos os trabalhadores da Daimler serão em breve enviados para férias de Natal prolongadas, de cerca de quatro semanas.
Além disso, no próximo Verão a fábrica de Sindelfingen encerrará durante três semanas, pela primeira vez na história da Daimler (antiga Mercedes-Benz).
Mais consequências da crise
A BMW, outra grande fabricante automóvel alemão, já enviou na sexta-feira os seus trabalhadores da principal fábrica, em Munique, para férias de Natal prolongadas, depois de quebras na venda de carros.
ambém a Opel anunciou entretanto que a sua fábrica de Eisenach, na Turíngia, deverá passar a laborar apenas quatro dias por semana, reduzindo assim o horário semanal de 38 para 35 horas, e os respectivos salários.
A Opel, subsidiária da norte-americana General Motors, a lutar contra a insolvência, já parou a produção em Outubro em algumas fábricas na Alemanha, durante três semanas, para fazer face à actual crise.
RELACIONADOS
Fiat precisa de parceiro para sobreviver à crise
General Motors deixa mais 2 mil no desemprego
Plano do Governo «esqueceu» o retalho automóvel
GM e Chrysler pedem apoios governamentais para evitar falência
Vendas de automóveis ligeiros caem 7% em Novembro
Governo anuncia plano de apoio ao sector automóvel de 900 milhões
Anecra lamenta ter sido «preterida» nas ajudas ao sector automóvel
Volvo vai suspender produção durante alguns dias em Dezembro
Anecra aplaude redução dos incentivos fiscais à importação de veículos usados
Vendas de automóveis caem 49,6% em Novembro em Espanha
Pré-acordo na Autoeuropa impossibilita despedimentos até 2010